15 ideias de prompts (comandos) para transformar o ChatGPT em uma poderosíssima máquina de aprendizagem

Alex Bretas
4 min readApr 13, 2023

--

O querido Thiago Raydan compartilhou, e eu PRECISO recompartilhar isso 🤯

E quero adicionar um 🧂 tempero próprio, também.

Meu xará Alex Brogan defende que, para extrair o máximo do ChatGPT em termos de aprendizado, é preciso ser criativo na hora de criar os prompts.

(Prompt é o “comando” ou a “pergunta” que você faz à ferramenta)

Embora (ainda) seja uma plataforma gratuita, você só conseguirá utilizá-la com efetividade se souber como perguntar.

Brogan criou uma lista com 10 ideias de prompts que podem ser utilizados para potencializar o aprendizado dentro de qualquer conhecimento ou habilidade a partir do ChatGPT.

Vou copiar e colar a lista dele abaixo, traduzida pelo Raydan. E, ao final, adicionarei mais 5 novos prompts para intensificar suas descobertas com o auxílio da IA.

1. Use o Princípio de Pareto para aprender:

Prompt: “Identifique os 20% do tópico [insira aqui o tópico ou competência] que vão trazer 80% dos resultados desejados e me providencie um plano de aprendizado focado para dominar esse tópico”

2. Utilize a técnica de Feynman para uma compreensão mais profunda:

Prompt: “Explique-me [o tópico ou competência] utilizando os termos mais simples possíveis, como se estivesse ensinando para um total iniciante ou amador.

Após isso, identifique gaps (lacunas) no meu entendimento e me sugira recursos para preenchê-los”

3. Otimize o aprendizado por meio da intercalação de subtópicos:

Prompt: “Crie um plano de estudos que misture diferentes tópicos ou habilidades relacionados a [área de interesse] para me ajudar a desenvolver um entendimento mais robusto e facilitar a conexão entre os diferentes itens”

4. Implemente a repetição de conteúdos espaçados para retenção de longo prazo:

Prompt: “Projete um cronograma semanal de repetição espaçada de pequenos momentos de estudo, para que eu revise efetivamente [o tópico ou habilidade] ao longo do tempo, proporcionando melhor retenção e memorização”

5. Desenvolva modelos mentais para conceitos complexos:

Prompt: “Me ajude a criar um modelo mental ou uma série de analogias para criar um melhor entendimento sobre [tópico ou competência] e me ajudar a relembrar os conceitos-chave”

6. Experimente diferentes modalidades de aprendizagem:

Prompt: “Me sugira vários recursos de aprendizagem (por exemplo, vídeos, livros, podcasts, exercícios interativos) para [tópico ou habilidade] que atendam a diferentes estilos de aprendizagem”

(Obs.: estilos de aprendizagem não existem, embora possam existir preferências)

7. Aproveite o poder da recordação ativa:

Prompt: “Forneça-me uma série de perguntas desafiadoras ou problemas relacionados a [tópico ou habilidade] para testar minha compreensão e melhorar a retenção do aprendizado de longo prazo”

8. Use recursos de narração/histórias para melhorar a memória e a compreensão:

Prompt: “Transforme os principais conceitos do [tópico ou competência] em histórias, casos reais ou narrativas envolventes para me ajudar a lembrar e entender melhor o conteúdo”

9. Implemente uma rotina de prática deliberada:

Prompt: “Projete uma rotina de prática deliberada de estudo para [tópico ou habilidade] focando em minhas fraquezas em [inserir suas dificuldades] e fornecendo feedbacks regulares para melhoria”

10. Aproveite o poder da visualização:

Prompt: “Guie-me através de um exercício de visualização para me ajudar a internalizar [tópico ou habilidade] e me ajudando a imaginar aplicando com sucesso isto em situações da vida real”

➕ Mais 5 ideias minhas…

11. Use o CEP+R:

Prompt: “Sugira 3 conteúdos, 3 experiências, 3 pessoas e 3 redes, movimentos ou comunidades para que eu possa aprender mais sobre [tópico ou habilidade]”

12. Crie um tutorial:

Prompt: “Crie um tutorial em tópicos simples para que eu possa entender melhor (ou me aprimorar em) [tópico ou habilidade]”

13. Pergunte sobre palestras no TED e outros vídeos curtos:

Prompt: “Quais são as TED Talks ou outros vídeos curtos, inspiradores e didáticos para aprender mais sobre [tópico ou habilidade]?”

14. Use a arquitetura de Desafio:

Prompt: “Crie um desafio prático de nível 1 (iniciante), outro de nível 5 (intermediário) e outro de nível 10 (avançado) para que eu possa testar minhas habilidades em [tópico ou habilidade]”

15. Peça uma lista dos conhecimentos e competências de alguém que domina o assunto:

Prompt: “Elabore uma lista dos 10 conhecimentos e competências que uma pessoa que domina o [tópico ou habilidade] deve ter”

E aí, curtiu? Experimente e depois me conte como foi 🤔

O mais legal é você também inventar seus próprios prompts. A qualidade da pergunta condiciona a qualidade da resposta.

🪧 ATUALIZAÇÃO

Logo depois de enviar o texto acima para a minha lista de e-mails, descobri que o Alex Brogan criou outros 9 prompts bem legais nessa mesma linha.

Clique aqui para acessar.

Baixe meus 10 livros gratuitos, assista na íntegra o documentário AUTODIREÇÃO — A Revolução no Aprendizado e saiba mais sobre as minhas palestras e trabalhos em www.alexbretas.com.

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.