3 motivos pelos quais aprender por conta própria nos parece difícil

1. Porque confundimos autonomia no aprendizado com aprender “sozinho”, e aprender sozinho é altamente desmotivador.

Aprender com autonomia é, também, colaborar e saber aceitar a colaboração do outro. É encontrar pessoas com interesses e paixões comuns e fazer algo com elas.

Sobre isso, vale muito a pena ler a reflexão de Daniel Lazaroni:

2. Porque é preciso tomar suas próprias decisões e agir.

Decisões: o que vou estudar, como priorizar o que é mais importante, quais métodos vou utilizar, onde encontrar informações, com quem falar etc.

Ações: pedir ajuda, aceitar feedbacks, fazer pesquisa, criar projetos, testar hipóteses, formar grupos, convidar pessoas para serem mentores etc.

Na educação tradicional, não fomos acostumados a fazer essas coisas. Pior: aprendemos a ser passivos e a esperar pelo ensinamento — que vem sempre de alguém que “sabe mais” que a gente.

3. Porque a disciplina que nos foi apresentada na escola não foi conquistada, e sim imposta.

Existe uma baita diferença aí. Disciplina conquistada é aquela que construímos ao longo do tempo porque queremos produzir algo, porque aquilo realmente faz sentido pra nós.

Disciplina imposta é a que nos infligem para que aceitemos obedientemente as coisas que os outros acham que devemos saber/fazer/ser. Ou seja: heteronomia pura. Para aprendermos por conta própria, sermos capazes de aprofundar nossas investigações e entregar novas descobertas para o mundo, precisaremos reconstruir nosso senso de disciplina — numa perspectiva mais “de dentro pra fora” do que “de fora pra dentro”. Isso só se faz em liberdade.

Apoie este blog e tudo que ele semeia por aí

Trabalho por uma educação mais autêntica e que leve em conta os desejos e sonhos das pessoas.

Considere apoiar o que faço a partir de R$ 3 por mês. Tem umas recompensas bem legais, dá uma olhada: apoia.se/alexbretas

Se quiser saber mais sobre meu trabalho, é só entrar no meu site (www.alexbretas.com.br) ou me enviar um e-mail no alexbretas11@gmail.com.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com