4 estratégias par aumentar o engajamento em comunidades virtuais

Alex Bretas
2 min readJan 25, 2021
  1. Dê clareza: defina exatamente qual o (pequeno) leque de ações e papéis prioritários os participantes terão para se engajar na comunidade. Se a pessoa entra e fica confusa, ela não se engaja.
  2. Reduza a fricção: diminua o tamanho de formulários de inscrição, crie um login automático, coloque a comunidade na página inicial do navegador das pessoas etc. Quanto mais decisões e esforço, menos o novo hábito se instala.
  3. Use a conformidade: se muita gente está fazendo, então somos mais influenciados a fazer também. Procure pelos “pioneiros” que já estão se engajando na comunidade e crie formas de evidenciar as ações deles para os outros (dê reconhecimento, aprecie, crie “embaixadores” etc).
  4. Use os líderes formais e informais: se algumas pessoas-chave se engajam, então as chances de todo mundo fazer o mesmo aumentam. Combine uma rotina de engajamento com os líderes (3 posts curtos por semana + comentar nos posts, por exemplo), inclusive os “líderes afetivos”, isto é, aqueles que não ocupam cargos de liderança, mas que são figuras inspiradoras para os outros.

Algumas outras estratégias podem ser derivadas a partir dos exemplos de nudges (empurrãozinhos) abaixo, retirados de um texto que publiquei ano passado.

Saiba mais sobre mim em www.alexbretas.com.

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.