5 camadas da procrastinação

Da mais justificável para a menos justificável

Alex Bretas
1 min readFeb 2, 2021
  1. “Estou sendo forçado a fazer isso” — super justificável
  2. “Eu me arrependo de escolher fazer isso” — justificável
  3. “Eu quero fazer, mas estou distraído” — pouco justificável
  4. “Até mesmo no ambiente ideal e tendo escolhido por isso, eu resisto a fazer” — bem pouco justificável
  5. “Não vou me dar ao trabalho nem de começar” — zero justificável

Aprendi com o Blake Boles.

Às vezes a procrastinação quer nos dizer algo importante. Para cada camada acima, a procrastinação nos diz:

  1. “Por que você está aceitando essa imposição e o que cuidaria da sua necessidade de autonomia neste momento?”
  2. “O que você realmente quer e quais outros caminhos são possíveis?”
  3. “Está na hora de redesenhar seu ambiente para que isso seja mais fácil de fazer”
  4. “Está na hora de redesenhar sua rotina. Já testou Pomodoro, por exemplo?”
  5. “Ok, venci!”

Para saber mais sobre como redesenhar seu ambiente e sua rotina e vencer a procrastinação, te convido a baixar meu ebook sobre autodisciplina no link abaixo.

>> Ebook A Autodisciplina na Aprendizagem — faça o download gratuito

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.