5 diferentes tipos de mentores

Será que todo mentor cumpre o mesmo papel na nossa aprendizagem, carreira e vida?

O autor Anthony Tjan distingue 5 diferentes tipos de mentores:

1. Mestres de Ofício (Masters of Craft)

São mentores que se tornaram mestres no campo no qual nos dedicamos. São fontes de conhecimento, experiência e inspiração por sua técnica apurada e trajetória. Nos ajudam a aprimorar nossas habilidades.

2. Defensores da Sua Causa (Champions of Our Cause)

É alguém que te dá cobertura, ou seja, que legitima seu propósito e que está lá pra você nos momentos difíceis. Esse mentor te escuta, te defende e te conecta com outras pessoas e projetos relacionados à sua causa.

3. Copilotos (Copiloting Colleagues)

O copiloto é aquela pessoa que “almoça com você no primeiro dia de trabalho”. Geralmente, é a pessoa que você procura para trabalhar junto em projetos significativos. Além de colaboração, ela pode te fornecer apoio e comprometimento.

4. Âncoras (Anchors)

É o seu confidente, isto é, aquela pessoa que você procura para compartilhar suas emoções mais profundas. São figuras de confiança que podem te oferecer escuta, suporte e aconselhamento emocional.

5. Mentores “Reversos” (“Reverse” Mentors)

São pessoas geralmente mais jovens que te provocam com novas perspectivas, ferramentas e tecnologias. Na presença delas, é mais fácil se atualizar a respeito das tendências da sua área e se inspirar com possibilidades inovadoras.

Você consegue identificar pessoas que exercem esses papéis na sua vida hoje? E quem você gostaria que ocupasse alguma dessas funções?

Vai lá e faz o convite! O não você já tem.

Saiba mais sobre mim em www.alexbretas.com.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com