A comunidade é o lugar dos atravessamentos
Fabian Pfortmüller, designer de comunidades suíço e criador do Community Canvas, afirma que uma comunidade pode ter três grandes propósitos:
- Estar junto
- Aprender junto
- Fazer junto
Eu diria que existe ainda um outro, os atravessamentos, que também pode ser dividido em três tipos:
O atravessamento de afeto se conecta com o “estar junto”. É quando você se deixa atravessar por novas emoções, sensações e relações que nem sabia que estava procurando. E quando você, simplesmente ao exercitar sua presença afetuosa na comunidade, provoca o mesmo nas outras pessoas.
O atravessamento de sabedoria se conecta com o “aprender junto”. É quando você se deixa atravessar por reflexões, curadorias e descobertas que nem sabia que estava procurando. E quando você, simplesmente ao compartilhar suas visões, habilidades e conhecimentos com a comunidade, provoca o mesmo nas outras pessoas.
O atravessamento de coragem se conecta com o “fazer junto”. É quando você se deixa atravessar por reservas de coragem que nem sabia que existiam dentro de si, simplesmente ao presenciar outras pessoas sendo corajosas e ao receber boas doses de validação, apoio e companhia.
Não preciso nem dizer que você também é capaz de provocar atravessamentos de coragem nos outros, na medida em que compartilha suas histórias de coragem e na medida em que oferece validação, apoio e companhia.
A comunidade é o lugar dos atravessamentos.
Baixe os meus 9 livros gratuitos, assista na íntegra o documentário AUTODIREÇÃO — A Revolução no Aprendizado e saiba mais sobre as minhas palestras para empresas em www.alexbretas.com.