A escola parou, mas a escolarização não.

Ontem, uma amiga me disse que sua filha estava sendo bombardeada de tarefas escolares para fazer em casa. E a filha estava visivelmente estressada, provavelmente por isso.

Diferentes coisas podem acontecer quando as escolas param. Nas ocupações dos secundaristas, por exemplo, coisas lindas aconteceram, desde oficinas auto-organizadas a rodas de conversa. Mas sempre há um risco de, na falta da estrutura predial e das amarras tradicionais de controle da escola, uma tentativa de controle ainda maior ocorrer.

Não sou contra escolas, sou contra o processo de escolarização (ou o currículo oculto da escola) que disciplina corpos, corações e mentes em favor de um certo jeito de ser e se comportar.

O isolamento pode ser um período muito rico para as crianças explorarem seus interesses e criarem suas próprias brincadeiras, jogos, projetos e investigações. Elas certamente descobrirão muitas coisas novas nesse momento.

O que devemos fazer? Não atrapalhá-las (e estar junto e ajudar se elas quiserem).

Baixe um material gratuito que vai te ajudar a aprender a aprender

Preparei um conteúdo com as principais pérolas da minha jornada de aprendizagem autodirigida.

É a essência mesmo. Aquilo que eu recomendaria de olhos fechados pra qualquer um que queira aprender a aprender.

E o mais legal é que eu organizei esse conteúdo no formato CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).

CEP+R é um método que eu e Conrado Schlochauer criamos juntos. Usamos esse método em programas, workshops, mentorias e com a gente mesmo.

Acesse agora o conteúdo no meu site: www.alexbretas.com. E depois me envia um e-mail no alex@alexbretas.com me contando o que achou!

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com