Aprender, amar e ser amado e ter experiências significativas

Onde quer que eu vá, o que quer que eu esteja fazendo, com quem for, três coisas são fundamentais para mim: aprender, amar e ter experiências.

Eu evito traçar grandes objetivos de vida. Nada de casa grande, carro novo e emprego bom. Nem viver viajando. Se alguma dessas coisas acontecerem, tudo bem, mas elas não são o foco.

Onde quer que eu vá, o que quer que eu esteja fazendo, com quem for, eu me faço três perguntas:

Estou aprendendo?

Quando aprendo alguma coisa, me sinto importante. Minha visão sobre mim mesmo é de uma pessoa que aprende. Uma pessoa humilde, que sabe que o mundo e os outros têm muito a ofertar. Quando aprendo algo, tenho prazer. Minha curiosidade não tem limites.

Estou amando e sendo amado?

Quando amo, me conecto tão profundamente que consigo sair de mim. Eu enxergo para além do ego. Percebo, então, que todos somos um. Quando sou amado, me sinto visto. A lente do amor me lembra do meu valor. Só assim me vejo como parte de algo maior.

Estou tendo experiências significativas?

O mundo tem muitas coisas que quero experimentar. E tantas outras que eu não pedi para experimentar, mas experimento mesmo assim. Meu olhar para todas elas é o da experiência. Eu me entrego para o que acontecer e vivo o que está vivo. Nada é mais importante.

É tão libertador isso, você não tem ideia.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com