Vale a pena conhecer a Connected Learning Alliance. Eles estão advogando por uma forma de aprender que é essencialmente a aprendizagem que sempre defendi: baseada em interesses, em rede e criativa (no sentido de criação). Várias organizações já aderiram à aliança.

Traduzi um trecho do site deles abaixo:

O que é aprendizagem conectada?

A aprendizagem conectada ocorre quando alguém está buscando um interesse pessoal com o apoio de pares, mentores e adultos acolhedores, de modo a se criar oportunidades para todos. É uma forma de aprender substancialmente diferente daquela educação centrada em matérias fixas, instrução um-para-muitos e testes padronizados. As pesquisas são claras: os jovens aprendem melhor quando estão ativamente engajados na criação e na resolução dos problemas com os quais se importam, e quando têm suporte de pares que valorizam e reconhecem suas realizações. A aprendizagem conectada aplica o melhor das ciências da aprendizagem às tecnologias disruptivas presentes num mundo interconectado. Ainda que aprender dessa maneira não seja algo novo e não requeira tecnologia, os novos dispositivos digitais e em rede expandem as oportunidades para que a aprendizagem conectada seja acessível a todos os jovens. O termo “conectado” na aprendizagem conectada refere-se tanto às conexões humanas quanto ao potencial das tecnologias de rede. Longe de ver a tecnologia como um meio para aumentar a eficiência e a automação das estratégias educacionais, a aprendizagem conectada coloca abordagens inovadoras, experienciais e centradas no estudante no centro da educação potencializada pela tecnologia.

O infográfico abaixo sintetiza os princípios da aprendizagem conectada:

Estamos caminhando cada vez mais rápido rumo às teias de aprendizagem que Ivan Illich previu há quase 50 anos.

Apoie este blog e tudo que ele semeia por aí

Trabalho por uma educação mais autêntica e que leve em conta os desejos e sonhos das pessoas.

Considere apoiar o que faço a partir de R$ 3 por mês. Tem umas recompensas bem legais, dá uma olhada: apoia.se/alexbretas

Se quiser saber mais sobre meu trabalho, é só entrar no meu site (www.alexbretas.com.br) ou me enviar um e-mail no alexbretas11@gmail.com.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com