Como mudar de opinião no debate político

O mês antes das eleições é um momento em que ficamos ásperos. Já é difícil conversar sobre política, mas é ainda mais difícil no mês antes das eleições. Em tempos de polarização, fake news e de ressurgimento do fascismo, mais complicado ainda. Nos piores momentos das discussões com quem pensa diferente, sentimos ódio. Nos melhores, quando até gostaríamos de escutar e fornecer nossa visão, sentimos preguiça.

Mudar de opinião é realmente desafiador. Provavelmente não será nem no boteco, no grupo de whatsapp, no Facebook ou nos almoços de família que seremos capazes de transformar nossa compreensão sobre um tema tão espinhoso. O que é necessário para que alguém mude de ideia?

Nós somos brutalmente influenciados pelas opiniões de quem habita a nossa rede (amigos, amigos de amigos, família, contatos profissionais, mídia). É dificílimo para alguém que conhece muitas pessoas que votam no Bolsonaro transformar sua percepção em relação ao candidato. É como se a rede dele o “puxasse” para trás toda hora que ele se arrisca a ir um pouquinho para frente, isto é, pensar um pouco diferente.

Se queremos ter uma visão ampliada das coisas, uma visão profunda e complexa do mundo, o que fazer, então? Precisamos ampliar o alcance da nossa rede. Precisamos, como recomenda a Teoria U, ir até as margens do sistema. Precisamos conhecer novas pessoas, ir a novos encontros, ter novas experiências, acessar novos grupos. Em se tratando de política, que tal esses exemplos:

  • Para poder falar com propriedade do Bolsa Família, entreviste três mulheres que recebem o benefício.
  • Para poder discutir sobre dívida pública, conheça o trabalho da Auditoria Cidadã da Dívida. (Link aqui: https://auditoriacidada.org.br)
  • Para poder ter uma visão mais verdadeira sobre a tortura no período militar, comece a perguntar para as pessoas ao seu redor se elas conhecem pessoas que foram torturadas e vá conversar com elas.

É possível engordar muito essa lista. Que outros exemplos você adicionaria?

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com