Construindo um “segundo cérebro”

“Nosso cérebro é para ter ideias, não para armazená-las” (Tiago Forte)

Alguns meses atrás, me deparei com a ideia de se construir um “segundo cérebro”. Não é uma ideia nova: Abraham Lincoln tinha um caderno de insights que carregava pra cima e pra baixo — o chamado commonplace book.

Só que hoje é possível criar um segundo cérebro muito mais inteligente utilizando tecnologia. É possível criar um sistema para armazenar, lembrar, organizar, processar e conectar ideias e reflexões que vamos tendo ao longo do dia, mas que muitas vezes são desperdiçadas.

O Tiago Forte tem uma metodologia para fazer isso que eu ainda quero conhecer melhor (veja este link para mais infos). Ainda que eu não utilize o método dele, algumas mudanças simples na forma como eu lido com meu conhecimento podem ser entendidas a partir do conceito de “segundo cérebro”.

O Toby é o meu novo favoritos. Além de salvar os conteúdos que quero ver depois, ele me relembra todo dia deles por ocupar a aba inicial do navegador.

O Notion é o meu “processador” de ideias. Sempre que penso em algo que pode ser útil, coloco lá. Minhas anotações de estudo ficam lá. Pesquisas e ideias de posts também. E não ter que ficar lembrando das ideias “de cabeça” me alivia um monte.

E você? Como tem construído seu “segundo cérebro”?

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com