Container para aprendermos o que importa para nós com consistência

Se você já considerou embarcar num caminho de educação informal/autodirigido, é provável que já tenha sentido algum desses três medos: “Eu não serei reconhecido” (medo de não conseguir provar o que fez e aprendeu), “Eu ficarei sozinho” (medo de não se sentir pertencido e de não ter com quem compartilhar sobre seu processo) e “Eu não terei disciplina” (medo de não dar conta de sustentar o próprio percurso por não ter quem te cobre). Aprendi com o Alan Webb.

E se criarmos um processo de aprendizado autodirigido composto por encontros recorrentes que:

- Estimule as pessoas a compartilhar, de forma tangível, o que estão criando/descobrindo a cada encontro

- Funcione em grupo, ou melhor, em comunidade, com as pessoas não apenas trocando conhecimentos, mas se tornando amigas e compartilhando um senso de pertencimento

- Em seu início, requeira das pessoas um “depósito caução” em dinheiro a fim de fortalecer o compromisso das pessoas em relação ao seu aprendizado. Se a pessoa alcançar o objetivo por ela almejado, o dinheiro retorna para ela corrigido, mas se não, ele é retido.

O que imagino é uma noite ou um sábado de manhã toda semana em que as pessoas se dedicam intensamente a aprender o que mais importa para elas. Juntas, mas concentradas cada uma em seu processo. 3–5 horas por semana voltadas para o aprendizado das coisas que mais fazem sentido nas suas vidas no momento presente. Em linha com a “regra das 5 horas”, que consiste em reservar 5 horas por semana para aprender informalmente (https://medium.com/…/how-to-use-the-5-hour-rule-to-radicall…).

Antes de começar cada reunião, poderia haver uma rodada de “check-in” com a seguinte pergunta sendo respondida por todas as pessoas: “O que eu gostaria de dizer antes de começar que contribuiria para que eu me concentrasse 100% no meu aprendizado durante o encontro?” A partir daí, são iniciados os trabalhos.

O que acha? Toparia participar de algo assim?

Apoie este blog e tudo que ele semeia por aí

Trabalho por uma educação mais autêntica e que leve em conta os desejos e sonhos das pessoas.

Considere apoiar o que faço a partir de R$ 3 por mês. Tem umas recompensas bem legais, dá uma olhada: apoia.se/alexbretas.

Veja tudo que faço neste link.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com