De universidade corporativa 🏢 para universidade livre 🦋

Alex Bretas
2 min readMar 10, 2023

--

Eu realmente acho que vivo numa bolha 🫧

Desde que comecei a criar e habitar comunidades de aprendizagem autodirigida em 2015–2016, praticamente TODO MUNDO que eu conheço AMA aprender.

Essas pessoas estão em um relacionamento sério — e felizes — com a sua aprendizagem.

É bonito de ver. Na alegria ou na tristeza, no sucesso ou no fracasso, no pessoal ou no profissional, elas encaram o aprendizado como uma “central de nutrição” em suas vidas.

Mas sabe uma coisa que elas ODEIAM? Treinamentos, cursos e aulas que não fazem sentido 🤮

Especialmente quando se sentem obrigadas/constrangidas a participar (ou quando o processo é baseado em controle e não em confiança).

Uma coisa eu posso te dizer: quanto mais autodirigida é a pessoa, menos ela tolera o comando-e-controle (e a manipulação, e a insistência, e punições e recompensas, e até mesmo conselhos não solicitados…).

As organizações deveriam pensar duas vezes antes de afirmarem que querem criar culturas de aprendizagem autodirigida, pois o preço disso é ter de lidar com pessoas cada vez mais céticas em relação aos dogmas da educação corporativa.

Um dos principais é medir o sucesso das ações de L&D através do “engajamento” em ofertas formais de aprendizado, o que faz com que, mesmo não sendo por meio da obrigatoriedade, o RH acabe empurrando gentilmente as pessoas para salas de treinamento.

Pessoas passivas e heterodirigidas demandam universidades corporativas 🏢

Pessoas autodirigidas demandam universidades livres 🦋

Mas… como criá-las?

É exatamente isso que iremos aprender no 🗺️ Mapa A³ — um per-curso totalmente gratuito onde eu vou lançar a nova versão das Arquiteturas de Aprendizagem Autodirigida.

Já são mais de 1.700 pessoas inscritas. Vem com a gente?

Será entre os dias 13 e 18 de março (vulgo semana que vem).

Inscreva-se gratuitamente no Mapa A³ clicando aqui.

Baixe meus 10 livros gratuitos, assista na íntegra o documentário AUTODIREÇÃO — A Revolução no Aprendizado e saiba mais sobre as minhas palestras e trabalhos em www.alexbretas.com.

--

--

Alex Bretas
Alex Bretas

Written by Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.

No responses yet