Debulhador de Interesses: uma ferramenta para te ajudar a ter foco ao aprender

Alex Bretas
2 min readJul 13, 2020

Se você é como eu, tem muitos interesses de aprendizagem diferentes. Às vezes dá até FOMO (Fear of Missing Out), ou seja, aquele medo/ansiedade de estar perdendo algum conhecimento importante.

Estamos em uma fase no Masters of Learning em que os participantes precisarão sair da Fase de Exploração para entrar na Fase de Sprints. Isso significa que eles precisarão fazer escolhas, afunilar um pouco e criar um foco de aprendizado para os próximos dois meses.

Mas como desapegar de tantos caminhos de aprendizagem potencialmente incríveis?

Pensando nisso, criei uma ferramenta chamada Debulhador de Interesses.

O Coração representa os interesses/temas/assuntos/perguntas que mais te apaixonam ou fascinam (é a coceira que você mais quer coçar). A Nuvem representa aquilo que você gosta ou acha interessante, mas que não fala tão alto assim com seu coração. E, por fim, o Certificado simboliza aquilo que você acha que deve aprender — geralmente, nele entram coisas que outras pessoas (ou a sociedade ou a empresa) consideram importante.

Para cada um dos “compartimentos”, há caminhos específicos:

  • As coisas que você colocou no Coração irão compor sua Pergunta de Aprendizagem. E é com ela em mente que você vai criar ações concretas de aprendizagem baseadas no CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).
  • Para as coisas que você colocou na Nuvem, recomendo uma estratégia de investigação passiva. Isso significa que você se manterá aberto para aprendê-las nas oportunidades não planejadas que a vida te trouxer. E nada mais que isso. (o que não é pouco!)
  • E o que foi parar no Certificado? Minha sugestão é refletir sobre as coisas que você colocou lá. No fundo, quem é que acha importante que você aprenda isso? De 0 a 10, o quanto você de fato percebe a relevância E se sente animado para aprender esses assuntos?

Aprender literalmente a partir das coisas do Coração nos dá vida, ânimo e propósito verdadeiro. E, como se não bastasse, é o melhor caminho que conheço para acelerar seu desenvolvimento (o Coração é o equivalente à área de crescimento do Yaacov Hecht, ou seja, é aquilo que mais motiva intrinsecamente o aprendiz).

O que você pensa ou sente sobre o Debulhador de Interesses? Faz sentido pra você?

Baixe aqui uma versão em PDF da ferramenta gratuitamente.

Publicado originalmente em alexbretas.com.

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.