Desafio #10: Você consegue criar um minidesafio para si mesmo?

Categoria: Rotina

Alex Bretas
3 min readMar 8, 2021

Por que Rotina é importante?

[Texto publicado no dia 24/02]

Quando pensamos em rotina, é comum imaginar algo chato e cansativo.

No entanto, a criação intencional de rotinas é um dos grandes segredos de pessoas bem-sucedidas em diversos campos, não apenas no aprendizado.

Ajustes simples na sua rotina de aprendizagem podem render ganhos surpreendentes a médio e longo prazo.

Uma rotina de avanços contínuos funciona a partir da mesma lógica dos juros compostos (aprendi com o James Clear). Com o tempo e o acúmulo, os pequenos passos garantem grandes conquistas.

Uma das rotinas que mais me trazem contentamento (e também resultado) é a de escrever e publicar um post curto de segunda a sexta.

Alguns desses posts bombam, mas a maioria não.

E tudo bem, porque o objetivo não é viralizar, e sim continuar escrevendo.

Ao escrever constantemente, eu sei que estou aprendendo a escrever melhor um pouquinho a cada dia. Eu também estou entendendo, um pouco a cada dia, o que faz mais sentido para os meus leitores.

Isso funciona com qualquer mudança ou resultado que queremos alcançar na vida. A rotina é algo poderoso.

Você até pode ter objetivos ou metas, mas são as rotinas que te farão realmente sair do lugar.

E são elas que te farão conquistar hábitos mais saudáveis e produtivos ao longo do tempo.

Desafio #10: passo-a-passo

  • A fala acima foi proferida por Matt Cutts, um cientista da computação que já trabalhou no Google. Em apenas 3 minutos, Cutts compartilha algumas de suas experiências com Desafios de 30 Dias e defende as razões pelas quais todos deveriam tentar algo parecido.
  • Implementar uma nova rotina — quer seja ler um pouco todos os dias, produzir conteúdo semanalmente ou fazer suas anotações de estudo sempre no mesmo lugar — não é uma tarefa fácil. A perspectiva de fazer algo ad infinitum é um pouco assustadora para nós. A lógica de desafios, por outro lado, oferece uma “linha de chegada”, e isso pode favorecer muito nossa motivação. Depois de vivenciar um desafio que tem data pra acabar, você já experimentou a nova rotina por um certo tempo e já está mais acostumado com ela. Com isso, as chances de você continuar fazendo depois aumentam.
  • O Desafio de hoje, o último da nossa série, é criar um minidesafio de 7 dias para você mesmo a partir de alguma nova rotina que você deseja implementar. Escolha alguma pequena ação que seja importante pra você e a repita durante uma semana (minha sugestão é que você comece na próxima segunda-feira, dia 15 de março, e vá até a outra segunda, dia 22).
  • Para se inspirar, vale muito a pena assistir ao TED do Matt Cutts que compartilhei acima. (são só 3 minutos!)
  • Para que o último Desafio seja concluído, você deverá deixar um Comentário no nosso canal no Telegram contando qual é o minidesafio que você criou para si mesmo e porque ele é importante.

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.