Desafio #2: Você consegue criar uma miniatura real do seu sonho?

Categoria: Experimentação

Alex Bretas
3 min readMar 3, 2021

Por que Experimentação é importante?

[Texto publicado no dia 15/02]

Algumas pessoas alimentam a crença de que, somente por terem acessado alguma ideia teoricamente promissora, ela já é boa.

Em oposição a isso, o aprendiz autodirigido desconfia do plano das ideias e procura criar pequenos experimentos para testá-las sempre.

Está na moda falar em movimento ágil, testar e prototipar conceitos rapidamente e evolução contínua.

Embora isso seja positivo, essa tendência não dá conta de explicar por completo o que chamo de hábitos de experimentação.

Estou falando de uma forma de enxergar o mundo, mesmo. Tudo que somos capazes de criar em nossas cabeças será inevitavelmente diferente quando for materializado.

Às vezes, radicalmente diferente.

Quem nunca colocou de pé uma ideia ou um plano que, na prática, saiu totalmente diferente do esperado? Eu definitivamente já.

Por isso, cultivar hábitos de experimentação significa, primeiro, desconfiar continuamente das nossas hipóteses e, em seguida, criar estratégias para testá-las na vida real.

No fim do dia, a atividade de criar experimentos de vida e de aprendizado acaba sendo um exercício lúdico.

No Desafio 10 Dias, vamos entender como é possível sair da mentalidade platônica em direção a um estilo de experimentação perene.

Desafio #2: passo-a-passo

  • O desafio de experimentação é bem simples de compreender, mas nem sempre tão fácil de praticar. O objetivo é você prototipar (testar) alguma ideia sua da forma mais descomplicada possível. Vou dar alguns exemplos abaixo para tangibilizar o que estou falando.

Exemplo 1: “Quero me tornar um minimalista”

Tire 5 peças do seu guarda-roupa e doe para quem precisa.

Exemplo 2: “Quero criar um projeto social”

Seja voluntário por um dia em alguma ONG ou projeto que já realiza um trabalho semelhante ao que você sonha em fazer.

Exemplo 3: “Quero fazer um mestrado”

Pergunte para algum conhecido ou amigo mestrando o que ele pensa e sente a respeito da vida acadêmica.

Exemplo 4: “Quero empreender um negócio”

Ligue para 3 conhecidos ou amigos, apresente sua ideia de negócio para eles — invente uma, caso ainda não tenha — e peça feedback.

Exemplo 5: “Quero me aprofundar em…”

Jogue o tema que você deseja se aprofundar no Google e explore vários links diferentes. Ou então encontre alguém que sabe muito sobre o assunto e entreviste essa pessoa.

  • Perceba que todas as ideias apresentadas nos exemplos são grandiosas, e o exercício de prototipagem envolve “recortá-las” em partes bem pequenas e menos assustadoras. Em outras palavras, a proposta é que você crie “miniaturas reais” dos seus sonhos.
  • Agora, escolha uma ideia/objetivo/desejo que seja importante pra você, crie um protótipo que você consiga realizar em até 24 horas e… mãos à obra!
  • O Desafio só será concluído de fato quando você compartilhar um relato da sua prototipagem lá nos Comentários do nosso canal no Telegram. Conta pra gente, de 1 a 3 parágrafos, como você se sentiu ao testar na prática o que até então habitava apenas sua mente.

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.