Desafio #20: Faça aquilo que você quer aprender

[Desafio 30 Dias de Hábitos de Aprendizagem]

Alex Bretas
4 min readMay 4, 2020

Saiba mais sobre o Desafio e inscreva-se gratuitamente aqui.

Conjunto: Ação

O que é esse desafio?

Esse hábito pode ser descrito assim (“loop do hábito” de Charles Duhigg):

  • Deixa: toda vez que você começa um novo percurso de aprendizagem
  • Rotina: incluir momentos para fazer o que você quer aprender em vez de só estudar
  • Recompensa: aceleração do aprendizado

Isso é o oposto de:

  • Deixa: toda vez que você começa um novo percurso de aprendizagem
  • Rotina: focar somente na teoria e no conteúdo
  • Recompensa: não ter que sair da sua zona de conforto, menor risco de cometer erros

Por que esse desafio é importante?

A escola tradicional nos ensinou que aprender significa ler o livro didático, decorar conteúdos e dar as respostas “certas” na hora da prova. Se você tira uma boa nota, você aprendeu. Será mesmo?

O ponto é que, para realmente aprender algo, é preciso muita prática. O modo de pensar da escola enfatiza a teoria e o conteúdo, ao passo que, na vida real, a prática é tão ou mais importante que a teoria.

A fim de acelerar e maximizar o aprendizado, você deve praticar no mundo real, e uma das melhores formas de fazer isso é imergir diretamente naquilo que você deseja aprender desde o início do processo.

Como fazer?

  • A ideia desse desafio é te ajudar a construir o hábito de ir direto para a prática logo no início de um percurso de aprendizagem. A “dose” de prática vai variar conforme o tipo de coisa que você está aprendendo, seus recursos e também sua autoconfiança, mas é importante já trazer esse elemento logo no começo do processo.
  • Alguns exemplos sobre como incluir a prática na aprendizagem podem ser vistos no quadro abaixo.
  • O segredo é criar formas de imergir no tema, habilidade ou conhecimento em questão de forma direta. Talvez o exemplo mais visceral disso seja se mudar para outro país para aprender uma nova língua. Então, vale se perguntar: “Como, dentro do meu tema de aprendizado, eu posso ‘viajar’ para um novo território a fim de vivenciá-lo radicalmente?” Às vezes uma metáfora nos ajuda a pensar.
  • É natural ficarmos com medo ao incluir a prática logo no início de um processo de aprendizagem. Ainda não nos sentimos seguros o suficiente e provavelmente vamos cometer erros. É aí que entra a importância de saber manipular a “dose”. Veja a imagem abaixo:
  • Ao criar seus momentos de prática imersiva, tente ficar entre “interessante” e “desafiador” e evite os outros três níveis (“entediante”, “confortável” e “assustador”). E lembre-se: não existe certo e errado, somente você experimentando e descobrindo o que faz sentido pra você a cada momento.

Resumo do desafio

  • Crie momentos de prática imersiva para de fato fazer o que você deseja aprender logo no início do seu processo de aprendizagem
  • Ao planejar esses momentos, manipule a “dose” buscando se desafiar, mas sem fazer algo assustador demais

Para saber mais

São mais de 600 pessoas fazendo o Desafio juntas.

Para participar do grupo do Desafio 30 Dias de Hábitos de Aprendizagem no Telegram e ter acesso a conteúdos exclusivos e apoio de pessoas incríveis, inscreva-se gratuitamente aqui.

Baixe um material gratuito que vai te ajudar a aprender a aprender

Preparei um conteúdo com as principais pérolas da minha jornada de aprendizagem autodirigida.

É a essência mesmo. Aquilo que eu recomendaria de olhos fechados pra qualquer um que queira aprender a aprender.

E o mais legal é que eu organizei esse conteúdo no formato CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).

CEP+R é um método que eu e Conrado Schlochauer criamos juntos. Usamos esse método em programas, workshops, mentorias e com a gente mesmo.

Acesse agora o conteúdo no meu site: www.alexbretas.com. E depois me envia um e-mail no alex@alexbretas.com me contando o que achou!

--

--

Alex Bretas
Alex Bretas

Written by Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.

No responses yet