Desafio #3: Faça uma curadoria de suas fontes de aprendizagem
[Desafio 30 Dias de Hábitos de Aprendizagem]
Saiba mais sobre o Desafio e inscreva-se gratuitamente aqui.
Conjunto: Meta-aprendizagem
O que é esse desafio?
Esse hábito pode ser descrito assim (“loop do hábito” de Charles Duhigg):
- Deixa: quando você quer saber como aprender algo
- Rotina: fazer uma curadoria das fontes de aprendizagem mais relevantes
- Recompensa: foco, organização
Isso é o oposto de:
- Deixa: quando você quer saber como aprender algo
- Rotina: perder muito tempo pesquisando sem direção
- Recompensa: prazer da pesquisa, não precisar focar
Por que esse desafio é importante?
Você já tem uma boa noção do que quer aprender, porque isso é importante e até já conversou com alguém mais experiente para ampliar seu repertório. Agora vem a pergunta: como aprender isso?
É muito comum paralisar nessa parte. Ficamos desorientados com a quantidade de conhecimento disponível e não sabemos por onde começar. É por isso que saber fazer curadoria é fundamental.
A curadoria é como garimpar ouro. Você acessa uma grande quantidade de fontes para chegar naquilo que tem mais potencial para acelerar seu aprendizado.
Como fazer?
- O primeiro passo é entender que o aprendizado é muito mais do que somente consumir conteúdo. Eu e o Conrado Schlochauer criamos o método CEP+R para representar as quatro fontes de aprendizagem existentes: Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes.
- Conteúdos são leituras, vídeos, palestras, aulas, podcasts etc.
- Experiências são situações em que você testa ou vivencia seu aprendizado na prática.
- Pessoas são especialistas, autores, criadores de conteúdo, parceiros e bons ouvintes.
- Redes são grupos, movimentos e comunidades dedicadas ao seu tema de interesse.
- A curadoria proposta nesse desafio será feita com base no CEP+R. A ideia é que você identifique Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes relevantes para aprender sobre seu tema.
- Se fizer sentido, é possível utilizar o mapa de aprendizado produzido no desafio #1 para te ajudar nesse processo. Insira algumas coisas do seu mapa no Google e veja o que acontece (vale inserir em inglês também para aumentar o alcance da busca).
- Você pode também usar o desafio #2 como inspiração e perguntar às pessoas se elas podem te indicar boas fontes de aprendizagem dentro do seu tema. Não precisa necessariamente ser especialista: pode ser seu filho, um amigo ou um colega de trabalho. Pergunte a várias pessoas (você gasta 30 segundos para escrever uma mensagem de Whatsapp para cada uma).
- Uma grande vantagem do CEP+R é que cada Conteúdo, Experiência, Pessoa ou Rede pode te levar a outros Conteúdos, Experiências, Pessoas ou Redes. Sabe as referências bibliográficas que todo artigo ou livro costuma ter? Não deixe de verificar se há algum tesouro escondido por lá.
- Depois de garimpar bastante, preencha o mapa do CEP+R abaixo com 1–3 fontes de aprendizagem em cada quadrante. Será preciso selecionar aquilo que é mais importante para você nesse momento.
Veja um exemplo do mapa preenchido abaixo:
- Selecionar o que entra no mapa e o que não entra é um exercício de desapego. Sua principal pergunta deve ser: “o que desperta mais minha curiosidade nesse momento?”
- O campo “Experiências” é diferente dos demais. Ele evidencia a parte prática do aprendizado. Para preenchê-lo, você pode, além de pesquisar experiências que outras pessoas já fizeram relacionadas ao seu tema, inventar as suas próprias. O Desafio 30 Dias é um exemplo de experiência :)
Resumo do desafio
- Pesquise Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes relacionados ao seu tema
- Preencha o mapa do CEP+R com até 3 fontes dentro de cada quadrante
- Se quiser, invente suas próprias experiências
Para saber mais
- Entrevista com a Mari Jatahy sobre curadoria de conhecimento.
São mais de 600 pessoas fazendo o Desafio juntas.
Para participar do grupo do Desafio 30 Dias de Hábitos de Aprendizagem no Telegram e ter acesso a conteúdos exclusivos e apoio de pessoas incríveis, inscreva-se gratuitamente aqui.
Baixe um material gratuito que vai te ajudar a aprender a aprender
Preparei um conteúdo com as principais pérolas da minha jornada de aprendizagem autodirigida.
É a essência mesmo. Aquilo que eu recomendaria de olhos fechados pra qualquer um que queira aprender a aprender.
E o mais legal é que eu organizei esse conteúdo no formato CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).
CEP+R é um método que eu e Conrado Schlochauer criamos juntos. Usamos esse método em programas, workshops, mentorias e com a gente mesmo.
Acesse agora o conteúdo no meu site: www.alexbretas.com. E depois me envia um e-mail no alex@alexbretas.com me contando o que achou!