Desafio #4: Você consegue utilizar a Regra Ômega?

Por que Deslocamento é importante?

[Texto publicado no dia 17/02]

Uma postura de deslocamento implica em “mudar de lugar para ver com novos olhos”.

Uma vez que o aprendiz autodirigido tem consciência de que os contextos em que está inserido condicionam seu olhar, ele pode eventualmente trocar alguns deles a fim de enxergar novas perspectivas.

O ato de se deslocar, no contexto da aprendizagem, pode ser considerado uma forma específica de pesquisa e de estímulo à serendipidade.

Não estou me referindo somente a deslocamentos físicos — viagens, ir a campo, visitar novas pessoas e projetos.

O deslocamento físico é maravilhoso para a aprendizagem, mas não é o único jeito de “viajar”.

Você também pode alterar a maneira como você olha. Se conseguir isso, o deslocamento será possível sem que seja necessário mover um fio de cabelo.

Recentemente li um livro, The Art of Noticing (A Arte de Perceber, em tradução livre), que explora diferentes estratégias, das mais simples às mais complexas, pelas quais é possível alterar nosso olhar.

Uma delas, por exemplo, é começar a perceber objetos triviais como obras de arte. Quais novas nuances surgem com essa alteração de olhar? Que novas histórias é possível contar?

Se Duchamp fez, você também pode.

Desafio #4: passo-a-passo

  • Existem muitas formas diferentes de deslocar seu olhar perante as situações. O que vou apresentar aqui é apenas uma delas. Recentemente, fui surpreendido positivamente com o trabalho de Daniel Schmachtenberger, um pensador nos campos de sensemaking e inteligência coletiva. Uma das ideias do autor é a Regra Ômega.

A Regra Ômega é simples, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. A ideia é que toda mensagem contém algum nível de sinal e algum nível de ruído, e podemos treinar para distinguir a verdade do absurdo — ou seja, “separar o joio do trigo”. Se desaprovarmos 95% de um discurso político repugnante, por exemplo, podemos treinar para ouvir seus 5% de verdade. (traduzido livremente por mim do original disponível aqui)

  • A Regra Ômega é um deslocamento porque nos força a prestar atenção aos discursos de maneira diferente — e mais empática — do que o usual. Pense naquele tio que tem uma visão política totalmente oposta à sua, por exemplo. Mesmo que ele chegue ao ponto de defender abertamente atitudes violentas direcionadas a grupos minoritários, por exemplo, você — utilizando a Regra Ômega — poderia pensar: “o que é verdade aqui é que ele, no fundo, se sente ameaçado e incompreendido, além de estar sofrendo manipulações diárias por meio de fake news e grupos de ódio”.
  • Ao utilizar a Regra Ômega, é importante ressaltar que existem sim muitas informações que são mentirosas (as fake news são o maior exemplo). Mas a ideia é, mesmo que seu interlocutor acredite em alguma delas, tentar entender o que está por trás de sua crença. Por que ele acredita nisso? Qual é o contexto em que ele está inserido? O que esse contexto nos diz?

“Às vezes, um cálice sagrado de verdade está enterrado sob uma montanha de mentiras” — Andrew Sweeny.

  • Muitas vezes, a aplicação da Regra Ômega é mais simples do que no exemplo que forneci acima. E é justamente esse o desafio de hoje: aplicá-la em uma de suas conversas durante o dia. Mesmo se a mensagem do seu interlocutor vier carregada de “ruído”, o que nela é verdade? O que nela faz sentido?
  • Para que o desafio seja concluído, você deverá compartilhar nos Comentários do nosso canal no Telegram um relato sobre sua experiência. Você conseguiu utilizar a Regra Ômega? Como você se sentiu? O que mudou e o que não mudou na sua interação?

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

--

--

--

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alex Bretas

Alex Bretas

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

More from Medium

Vanilla Ice Cream

MediaTek Dimensity 8100 Chipset- A Game Changer?

Why is 936p so common on Twitch streams?

Out with the Old, In with the Blue