Desafio #5: Faça encontros com o seu artista interior
[Desafio 30 Dias de Hábitos de Aprendizagem]
Saiba mais sobre o Desafio e inscreva-se gratuitamente aqui.
Conjunto: Autocuidado
O que é esse desafio?
Esse hábito pode ser descrito assim (“loop do hábito” de Charles Duhigg):
- Deixa: todas as semanas
- Rotina: criar um momento de diversão e prazer só para você
- Recompensa: criatividade, leveza
Isso é o oposto de:
- Deixa: todas as semanas
- Rotina: não planejar nenhum momento para si e ficar só atendendo demandas dos outros
- Recompensa: ser querido pelos outros
Por que esse desafio é importante?
Em seu livro “O Caminho do Artista”, Julia Cameron recomenda duas atividades centrais para recuperar o senso de criatividade: as páginas matinais e os “encontros com o artista”.
Criar um encontro com seu artista interior significa planejar um momento leve e divertido só pra você pelo menos uma vez por semana.
Muitas pessoas têm dificuldade em fazer isso porque passam quase o tempo todo cuidando dos outros — seja a família, o trabalho ou os amigos. Ou então não veem sentido em fazer algo só pelo prazer da experiência.
Cameron costuma dizer que nosso artista interior é uma criança e, como toda criança, gosta de atenção e mimos. A criatividade é um poço de imagens que precisamos encher continuamente. Os encontros com o artista são maneiras de alimentar nossa criança-artista e, ao mesmo tempo, encher o poço.
Como fazer?
- Assim como o desafio #4 (Estimule seu cérebro criativo descansando ativamente), o desafio de hoje baseia-se na premissa de que a aprendizagem é uma musculatura que se desenvolve com a alternância de períodos de atividade e descanso.
- Separe 20 minutos no início da semana para planejar o encontro com seu artista. Pense em algo divertido, prazeroso, um pouco inusitado e que alimente sua alma.
- Permita-se realizar esse encontro uma vez por semana por pelo menos 30 minutos (se puder mais, melhor ainda). A cada semana, tente planejar um tipo de encontro diferente. A aprendizagem não é apenas um esforço racional. Quanto mais alimentada sua criatividade estiver, mais potente será seu aprendizado.
- Meus encontros com o artista costumam ser muito simples: tomar sol ouvindo música, assistir um show no Youtube ou caminhar sem rumo pela cidade (este último está mais difícil por causa da quarentena).
- Outros exemplos de encontros com o artista: assistir um ótimo filme pela segunda vez, desenhar, escrever uma carta para alguém (ou para si mesmo), tocar violão, comprar um caderno e lápis de cor etc.
- Embora o nome seja “encontro com o artista”, não precisa ser algo relacionado ao que geralmente chamamos de arte. O mais importante é que seja algo divertido e prazeroso pra você.
- O encontro com o artista é um momento só seu, portanto, não convide outras pessoas. Lembre-se: a criança-artista é mimada e não gosta de ter sua atenção dividida.
Resumo do desafio
- Separe 20 minutos no início da semana para planejar o encontro com seu artista
- Não deixe de vivenciar esse momento uma vez por semana por pelo menos 30 minutos
- A cada semana, planeje um tipo de encontro diferente
Para saber mais
- Livro “O Caminho do Artista” da Julia Cameron.
São mais de 600 pessoas fazendo o Desafio juntas.
Para participar do grupo do Desafio 30 Dias de Hábitos de Aprendizagem no Telegram e ter acesso a conteúdos exclusivos e apoio de pessoas incríveis, inscreva-se gratuitamente aqui.
Baixe um material gratuito que vai te ajudar a aprender a aprender
Preparei um conteúdo com as principais pérolas da minha jornada de aprendizagem autodirigida.
É a essência mesmo. Aquilo que eu recomendaria de olhos fechados pra qualquer um que queira aprender a aprender.
E o mais legal é que eu organizei esse conteúdo no formato CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).
CEP+R é um método que eu e Conrado Schlochauer criamos juntos. Usamos esse método em programas, workshops, mentorias e com a gente mesmo.
Acesse agora o conteúdo no meu site: www.alexbretas.com. E depois me envia um e-mail no alex@alexbretas.com me contando o que achou!