Desafio #8: Você consegue reduzir a fricção do seu ambiente?

Por que Ambiente é importante?

[Texto publicado no dia 23/02]

“Nós moldamos os nossos edifícios, e depois eles nos moldam”, afirmou Winston Churchill.

Os ambientes — não apenas no sentido físico — são incrivelmente eficazes em influenciar nossas ações e comportamentos, e a boa notícia é que podemos projetá-los intencionalmente, o que pode favorecer muito o aprendizado.

Já tem um tempo que eu deixo um atalho para o aplicativo do Kindle na tela inicial do meu celular. Quanto ao Instagram, preciso de alguns toques na tela antes de conseguir acessá-lo.

Isso é intencional. Desde que inaugurei essa mudança sutil no meu ambiente, eu leio muito mais.

Aqui vai outro exemplo: para escrever o livro O Prazer de Estar Errado, eu convidei pessoas para serem meus leitores beta em um grupo no Telegram. Tudo que eu vou produzindo, eu jogo lá.

Além dos feedbacks e da troca, essa estratégia serviu para que eu aumentasse meu comprometimento em relação à escrita do livro.

Querendo ou não, agora eu sei que existem centenas de pessoas que aguardam os meus compartilhamentos, e eu não quero fazer feio na frente delas.

Outras pessoas são uma das fontes mais eficazes de comprometimento que você irá encontrar. Podemos usar isso a nosso valor, e as pessoas também ficarão felizes ao testemunharem nosso progresso.

Tudo isso são manipulações de ambiente.

Quais as características dos edifícios que você está moldando neste momento na sua vida?

Desafio #8: passo-a-passo

  • Uma das maiores dificuldades ao tocar um novo projeto ou percurso de aprendizado é ter a autodisciplina necessária para persistir ao longo do tempo. E, para conquistar essa autodisciplina, uma das melhores coisas que você pode fazer é manipular seu ambiente.
  • Um conceito importante para manipular ambientes é fricção. Na ciência dos hábitos, fricção — ou atrito — significa a quantidade e intensidade de obstáculos existentes para que você realize uma ação (por exemplo, ler um livro ou reservar uma hora para avançar em um novo projeto).
  • Se, para ler um livro, for necessário 1) decidir qual livro você vai querer ler, 2) sair para comprar o livro em uma livraria, 3) decidir em qual momento do dia ou da semana você realizará a leitura e 4) na hora de ler, ficar procurando o livro pela casa, então provavelmente será muito difícil tornar a leitura um hábito em sua vida. Percebe que cada um dos quatro itens acima adiciona mais fricção ao ato de ler?
  • Nosso sistema nervoso sempre prefere economizar energia. Tomar decisões é algo custoso para o cérebro. Por isso, se você já puder deixar tudo “automatizado”, as chances de você realizar a ação serão muito maiores.
  • Compare o exemplo da leitura acima com a seguinte situação: para me estimular a ler livros, eu 1) já escolho o livro que quero ler com antecedência, 2) compro o livro pela internet; 3) já defino que vou ler todos os dias de manhã logo após tomar café e 4) deixo o livro do lado da cafeteira, de maneira que eu sempre o veja depois de me alimentar. A chance de eu ter disciplina para persistir na leitura é muito maior nesse segundo exemplo, uma vez que a fricção foi reduzida significativamente.
  • O Desafio de hoje consiste em você escolher alguma ação ou hábito que esteja tendo dificuldade em implementar na sua vida e criar estratégias para diminuir a fricção. Uma vez que você comece a dominar essa técnica, você passará a enxergar fricção em tudo — e a manipulação de ambientes virá como consequência.
  • Para que o Desafio seja concluído, você deverá compartilhar nos Comentários do nosso canal no Telegram qual é a ação ou hábito que você deseja implementar e quais medidas de redução de fricção você criou.

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

--

--

--

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alex Bretas

Alex Bretas

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

More from Medium

Kenyan Politics; Loyalty and Betrayals.

THE HEALING TUNNEL

Zero: From The Origin to The Edge

Zero

The Psychology of the Human Brain