Dica de aprendizado #2: ter um foco claro nos faz ligar o radar.

Hoje, conversando com a Marcelle Xavier, ela me falou algo curioso. Quando estamos aprendendo um assunto (ou construindo algo novo), precisamos ter um foco. Qual é nossa pergunta de aprendizado? O que queremos descobrir?

Quando conseguimos ter esse foco e ele nos interessa genuinamente, isso nos faz ligar o radar. Tudo na vida vira insight, até mesmo um outdoor de propaganda na rua ou um vídeo de anúncio no Youtube. Conseguimos criar conexões únicas por meio da serendipidade.

Me conta: qual é o seu foco nesse momento? E, dentro desse foco, o que seu radar está te fazendo descobrir?

Resposta da Marcelle ao repost do texto acima no LinkedIn:

Gosto de pensar que quando estamos curiosos sobre algo e realmente com aquela excitação de aprender, começamos a ver o mundo com essa lente, e nosso olhar começa a revelar coisas que estavam antes escondidas. Não que a gente não possa pesquisar mais de uma coisa ao mesmo tempo (eu faço isso o tempo todo hahaha), mas para mim tem sido de muito valor entender qual o norte, a espinha dorsal que conecta esses aprendizados, para o radarzinho não perder força!

Obrigado por esse maravilhoso complemento!

Baixe um material gratuito que vai te ajudar a aprender a aprender.

É a essência mesmo. Aquilo que eu recomendaria de olhos fechados pra qualquer um que queira aprender a aprender.

E o mais legal é que eu organizei esse conteúdo no formato CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).

CEP+R é um método que eu e Conrado Schlochauer criamos juntos. Usamos esse método em programas, workshops, mentorias e com a gente mesmo.

Acesse agora o conteúdo no meu site: www.alexbretas.com. E depois me envia um e-mail no alex@alexbretas.com me contando o que achou!

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com