Engaja: um cursinho pré-vestibular diferente criado pelo Personal Educa

Por Willian Barberino, do Personal Educa

O Personal Educa nasceu na internet e do interesse em abordar sujeitos de gerações que são praticamente 100% digitais. É daí que surge, então, uma questão em destaque: os jovens em idade pré-universitária, muitas vezes, vivem um período completamente hostil, desconfortável e com dificuldades em manter alguns relacionamentos de maneira saudável, seja pelo estresse do período ou pela própria falta de tempo. No que diz respeito ao espaço escolar, percebemos que há uma grande falta de identificação e defasagem no significado que esses jovens estabelecem com o conhecimento, pois ele é, de fato, aplicado a um objetivo completamente utilitarista: ser aprovado em uma prova lógico-matemática.

Por não deixar de ser um momento em que esses alunos precisam (e desejam) se desenvolver pessoalmente — fator que muitas vezes é subestimado com o discurso do esforço e da meta a ser alcançada — o Personal Educa criou o Engaja, um curso pré-universitário alinhado aos alunos do nosso tempo. No Engaja, os alunos constroem não só o conhecimento formal, associado às disciplinas do eixo convencional de um curso preparatório, mas desenvolvem também habilidades e competências que lhes dão condições de criar planejamentos e raciocínios colaborativos, projetos sociais e inteligência intrapessoal por meio de técnicas de mindfulness.

Acreditamos que o aluno necessita, mais do que conteúdo, de repertório. Repertório que deve vir conectado às suas experiências pessoais, à sua própria leitura de mundo e ao entendimento integral de suas ações e capacidade de intervenção. A escola passa a vida toda exigindo conteúdos de seus envolvidos, porém, quando os estudantes chegam na vida real, deparam-se cada vez mais com frustrações e desalinhamento de expectativas. É fato: a vida não costuma ser vivida na escola. O resultado é uma sociedade com relacionamentos esquizoides e efemeridade em seus propósitos.

O Personal Educa sugere um restabelecimento do espaço educativo e fazer isso para alunos em idade pré-universitária é ainda mais desafiador. Acreditamos que trazer essa compreensão para jovens nesse período é mais do que prepará-los para a realização de uma prova na universidade que desejam: é formar cidadãos comprometidos com a cultura, com o empoderamento de suas identidades e com a solução, de uma vez por todas, dos problemas sociais inerentes a suas respectivas áreas profissionais.

Acompanhe a página do Personal Educa no Facebook:

https://www.facebook.com/personaleduca

Apoie este blog e tudo que ele semeia por aí

Trabalho por uma educação mais autêntica e que leve em conta os desejos e sonhos das pessoas.

Considere apoiar o que faço a partir de R$ 3 por mês. Tem umas recompensas bem legais, dá uma olhada: apoia.se/alexbretas

Se quiser saber mais sobre meu trabalho, é só entrar no meu site (www.alexbretas.com.br) ou me enviar um e-mail no alexbretas11@gmail.com.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com