Esses dois insights me fizeram ler livros de uma forma totalmente nova

  1. A chance de você se encantar por uma leitura — ou por qualquer fonte de conhecimento, seja ela um Conteúdo, uma Experiência, uma Pessoa ou uma Rede — aumenta consideravelmente quando alguém que você gosta/admira “prepara o terreno” antes. Você se torna mais aberto e receptivo porque foi contagiado pelo afeto da pessoa. O seu viés de confirmação entra em cena, pois o primeiro contato que você teve com a leitura diz respeito à gostosura dela, atestada por alguém que você confia. A partir daí, automaticamente você focaliza a sua percepção no sentido de também conseguir captar as belezas daquela fonte.
  2. Fazer os livros circularem em vez de estocá-los, além de ser uma atitude sustentável, pode ser um caminho de conexão com o outro. Existe uma magia em ler um livro que alguém te indicou/emprestou/presenteou, pois isso constrói uma ponte de repertório entre você e a pessoa. Eu agora posso comentar sobre as aventuras de Sidarta e Govinda com minha amiga e minha mãe e ter aquela sensação extraordinária de que elas de fato entendem do que estou falando. Não porque eu contei para elas a história, mas porque cada um de nós a descobriu.

Baixe os meus 9 livros gratuitos, assista na íntegra o documentário AUTODIREÇÃO — A Revolução no Aprendizado e saiba mais sobre as minhas palestras para empresas em www.alexbretas.com.

--

--

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alex Bretas

Alex Bretas

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com