Farah, ontem eu estava relendo um texto meu, Os 9 Chapéus do Educador Informal, e acabei tendo vontade de transformá-lo em 10, adicionando um décimo chapéu (função/papel) que é o do Mestre-aprendiz. E o que você escreveu - na verdade, quem você é - me lembra muito dessa figura do mestre-aprendiz. Vou compartilhar aqui com você o trecho onde falo sobre isso e, se quiser ler todo o texto, deixo o link no final. É a minha maneira de dialogar, apreciar e CELEBRAR a sua jornada e a sua existência nesse mundo.
Mestre-aprendiz
O olhar da complexidade nos convida a admitir paradoxos e ambiguidades que pareceriam loucura aos olhos da mente linear racionalizante. Essa é a lente que torna possível a criação da figura do “mestre-aprendiz”, isto é, alguém que se coloca ao mesmo tempo no lugar de quem inspira, compartilha e dá fôlego, e também na posição de quem é inspirado, recebe e desbrava os próprios caminhos.
O que seria de um verdadeiro mestre se ele não se dispusesse a ser um eterno aprendiz? É essa disponibilidade humilde de continuar aprendendo e se surpreendendo com a vida que conecta, que inspira, que causa admiração. O mestre-aprendiz, portanto, inspira pelo exemplo ao conservar uma atitude aberta e curiosa mesmo já tendo trilhado um extenso caminho de construção de conhecimento.
Para que isso aconteça, o mestre-aprendiz precisa se manter conectado com o que lhe fascina, isto é, ele precisa continuar abastecendo sua curiosidade. Se ele interrompe o aprendizado em sua própria vida, se ele bloqueia ou deixa bloquearem seus percursos de aprendizagem, a empatia que ele antes era capaz de sentir por outros aprendizes é perdida.
Uma parte fundamental desse caminho de aprendizado que o mestre-aprendiz não pode parar de trilhar é a atitude reflexiva. Em toda sua prática e em todas as suas relações, o mestre-aprendiz se pergunta: “o que minha mente, minhas emoções, meu corpo e minhas vontades e não vontades estão querendo me dizer?” A reflexão, no caso, é uma virtude de todo o corpo, e não apenas da mente. É uma escuta apurada sobre o mundo a partir do que se passa no nosso mundo interno.
Link do texto completo: https://medium.com/@alexbretas11/nove-chap%C3%A9us-do-educador-a-informal-e67b1cae1bd4
Um grande abraço e conta comigo!