🔼 FutureMe: uma ferramenta maluca e fascinante para conversar com o seu Eu do Futuro

Alex Bretas
3 min readApr 9, 2024

Daqui a 10 ou 20 anos, vocĂȘ serĂĄ o mesmo Eu de agora?

E se vocĂȘ pudesse se comunicar com o seu Eu do futuro? O que diria a ele?

O site FutureMe oferece justamente essa possibilidade, e o melhor, de maneira gratuita.

VocĂȘ pode entrar lĂĄ e escrever uma carta — ou melhor, um e-mail — para o seu Eu do Futuro. E tambĂ©m ler mensagens pĂșblicas de outras pessoas que fizeram o mesmo.

(Se quiser se inteirar mais, esta reportagem do LA Times Ă© muito massa — use o Google Tradutor se precisar)

JĂĄ anunciei aqui que a prĂłxima turma do Mol serĂĄ sobre o tempo, e essa ferramenta Ă© uma forma instigante de brincar com a temporalidade.

Tanto o momento de escrever a carta (Eu do Presente) quanto o momento de receber a carta (Eu do Futuro) costumam ser experiĂȘncias terapĂȘuticas e de aprendizagem.

É o que os usuários relatam.

Algumas ideias criativas de como usar o site:

🧠 Faça uma lista de pequenas sabedorias coletadas ao longo da sua vida atĂ© o momento — pode ser bom o seu Eu do Futuro se lembrar disso

📝 Compartilhe com o seu Eu do Futuro algumas anotaçÔes preciosas do seu segundo cĂ©rebro ou coisas significativas que vocĂȘ estĂĄ aprendendo no presente (por exemplo, as frases e reflexĂ”es mais impactantes de um documentĂĄrio incrĂ­vel que vocĂȘ assistiu)

🌟 Imagine, com toda a riqueza de detalhes que conseguir, como vocĂȘ gostaria que o seu Eu do Futuro estivesse vivendo quando receber a carta: o que estaria fazendo, com quem estaria convivendo, quais paisagens e interesses estaria contemplando, o que estaria aprendendo etc (defina uma data de entrega algum tempo antes do momento em que vocĂȘ acha que o seu Eu do Futuro estarĂĄ de fato vivendo tudo isso)

đŸš« Escreva sobre coisas muito importantes que vocĂȘ acha que o seu Eu do Futuro NÃO estarĂĄ fazendo ou priorizando. Desafie sua versĂŁo futurista a fazĂȘ-las (“tem coragem?”)

đŸŒ± Liste todas as coisas pelas quais vocĂȘ estĂĄ passando no momento, especialmente as difĂ­ceis ou nĂŁo tĂŁo legais assim, que tem a ver com uma visĂŁo de futuro que o seu Eu do Presente estĂĄ sustentando

💌 Sabe aquela mensagem ou conteĂșdo que vocĂȘ nĂŁo quer ter de lidar agora? Envie como uma carta para o seu Eu do Futuro e a exclua do campo de visĂŁo do seu Eu do Presente (sim, eu jĂĄ fiz isso)

📱 Compartilhe a visĂŁo de futuro mais bonita que vocĂȘ imagina para a causa / iniciativa / comunidade / time / organização na/pela qual vocĂȘ trabalha

🌍 Ou a visĂŁo de futuro mais bonita que vocĂȘ Ă© capaz de elaborar para a sua famĂ­lia, filhos, amigos ou atĂ© mesmo toda a humanidade

O tempo Ă© um passatempo. Que possamos nos divertir com ele.

đŸ–ïž Obs.: ei, vocĂȘ que estĂĄ em Floripa: estou começando a pensar uma microcomunidade de prĂĄtica de arquiteturas de aprendizagem por aqui, presencial.

Tem interesse? EntĂŁo me mande um e-mail no alex@alexbretas.com contando sobre vocĂȘ 😊

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas Ă© escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.