Agradeça, Ajude, Tome Cafés

É um mantra

Alex Bretas
2 min readMay 5, 2015

Há um ano e meio atrás, mudei de cidade, de carreira e de vida. Logo na aterrissagem, a semente de um projeto muito essencial pra mim começou a brotar. Quis empreendê-lo em rede porque estava cansado da hierarquia.

Gosto de falar e estou aprendendo a escutar, mas sempre fui péssimo em iniciar conversas com desconhecidos. Péssimo. Fui fazendo o que podia, e olhando pra trás, percebi que construí três rotinas:

Agradeça.

Ajude.

Tome Cafés.

Você não precisa ser carismático, foda, descolado, desinibido, bom improvisador, extrovertido nem nada disso para colocar isso em prática. Tudo que é necessário é: agradecer, ajudar e tomar cafés.

Agradecer é fazer transbordar o amor

Agradecer é estar atento e reconhecer o bem enquanto ele ocorre na sua vida. Demonstre sua gratidão: no Facebook, por e-mail, numa ligação, reunião, conversa, mesa de bar, caminhada, na sua casa, aqui e agora. Se puder, evite a palavra obrigado: além de estranhamente também significar obrigação, ela é um condensador de tudo o que você poderia reconhecer de bom e falar para alguém (e que iria fazer um bem enorme a você e a ela).

Ajudar é demonstrar que você se importa

Ajude as pessoas: a desenvolver seus projetos, oferecendo feedback, aceitando a ajuda que elas querem te dar, simplesmente as escutando sem rotular, fazendo boas perguntas, dando presentes relevantes, recebendo-as bem na sua casa, percebendo o que elas precisam, aqui e agora.

Tomar cafés é ter ouvido atento às histórias

Marque e tome cafés: só para conversar, nem precisa ter café, para cocriar, aprofundar entendimentos, ouvir contrapontos, escutar histórias de vida, perguntar sobre as inquietações, os desejos, os sonhos, curtir a presença do outro, perceber o melhor do outro, aprender com o outro, reconhecer-se no outro.

Aqui e agora.

Um mantra para encontrar o tal do propósito

Depois de alguns meses prestando atenção no mantra Agradecer, Ajudar e Tomar Cafés, concluí que essas três práticas podem ajudar muito pessoas que ainda não encontraram “aquela coisa” que as fariam aprender e/ou trabalhar com prazer. Sabe, aquele papo de propósito de vida? Pois é.

Agradecer, Ajudar e Tomar Cafés são três rotinas perfeitas para ajudar a clarear nossas paixões e curiosidades mais pulsantes.

Não encontrou o que te move? Comece por agradecer, tome alguns cafés com pessoas que você admira e ofereça ajuda. Esteja atento ao que acontece. Vai dar certo ;-)

Clique em “write a response” logo abaixo e diga o que você pensa.

Gostou do texto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo.
Fazendo isso, você ajuda esta história a ser encontrada por mais pessoas.

Siga o Medium Brasil | TwitterFacebookRSSCanal oficial

--

--

Alex Bretas
Alex Bretas

Written by Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.

Responses (2)