A Maria Clara Lopes perguntou: “como, em minha inconstância cotidiana, desenvolvo hábitos para potencializar meu aprendizado e meu trabalho?”

Meus estudos e minha experiência prática — comigo e com outras pessoas — apontam para um pequeno conjunto de hábitos que eu chamo de alavancadores.

Esses hábitos são verdadeiros sustentadores da aprendizagem e da produtividade — e, na verdade, de qualquer outra coisa que você queira cultivar.

Vou dar um exemplo. Eu escrevo e compartilho todos os dias (segunda à sexta), nem que seja só um pouquinho. No início, eu precisava tomar a decisão de escrever.

Hoje, depois de alguns meses fazendo essa escolha, percebi que agora preciso tomar a decisão de NÃO escrever. Escrever se tornou o padrão, o hábito, o “novo normal” (com o perdão do trocadilho).

E o ponto é que o hábito de escrever todos os dias “organiza” outros aspectos do meu dia — assim como fazer exercício de manhã, um outro hábito alavancador.

Ao contrário do que alguns gurus divulgam por aí, não acredito que existam certos hábitos infalíveis do tipo “milagre da manhã”. Você precisa descobrir o pequeno conjunto que funciona pra você, testando um pouco de cada vez.

Quais hábitos alavancadores você cultiva na sua vida? E quais gostaria de cultivar?

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com