Indicação de leitura: livro “The Molecule of More”

Finalizei recentemente o livro “The Molecule of More” de Daniel Lieberman e Michael Long, dedicado ao estudo da dopamina. Pra quem se interessa por neurociência e comportamento humano, indico muito a leitura.

A dopamina desempenha um papel crucial em inúmeros aspectos da vida humana, da criatividade ao amor, da “loucura” à genialidade, da performance à resiliência.

Em todas essas atividades, a dopamina é a molécula do “mais”. É ela que regula nosso desejo, imaginação, persistência e fome de conquistas. Tudo que está ligado às nossas perspectivas de futuro sofre influência dos sistemas de dopamina.

No entanto, existe um outro sistema igualmente importante no corpo: as moléculas do Aqui e Agora (serotonina, endorfina, ocitocina etc), voltadas para lidar e obter satisfação com o momento presente.

Os dois sistemas tendem a se contrabalancear, ou seja, momentos de liberação de dopamina provavelmente serão momentos de menor liberação de moléculas do Aqui e Agora e vice-versa.

Podemos aprender a conquistar a harmonia entre os dois sistemas. Atividades criativas e/ou manuais que bebem dos nossos interesses são ótimas para isso.

Dedicar-se a um percurso de aprendizagem autodirigida e ir materializando nossas descobertas também.

E aí, já leu? Me conta nos comentários, é só clicar no balãozinho aqui do lado.

Saiba mais sobre mim em www.alexbretas.com.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com