Infos sobre o A2 + PDF gratuito sobre Registro, organização e sensemaking

As inscrições para o A2 continuam abertas até quarta-feira que vem, dia 10/11. E neste post eu quero te contar sobre algumas das coisas mais legais do curso.

  • ENCONTROS MENSAIS AO VIVO. 1x por mês, eu vou oferecer um encontro online ao vivo para todos os inscritos para tirar dúvidas sobre os conteúdos e aprofundar em temas específicos. Como a inscrição dá acesso ao curso por 12 meses, isso significa que você terá 12 encontros ao vivo comigo. Minha intenção com isso é começar a alimentar uma comunidade de aprendizes autodirigidos a partir do A2, e você pode fazer parte dela.
  • 1 INSCRIÇÃO = 1 BOLSA PARA PROFESSOR DA REDE PÚBLICA. Para cada inscrição no A2, eu vou abrir uma vaga gratuita para um professor de escola pública. Isso quer dizer que, se tivermos 500 inscritos, teremos também 500 vagas gratuitas para professores. Algumas pessoas me perguntaram como será feita a seleção desses professores. A princípio, eu vou fazer um levantamento junto aos inscritos no A2 para que eles possam indicar professores que realmente tenham vontade de fazer o curso (do ponto de vista da autodireção, o aprendizado só faz sentido a partir da vontade). Caso não tenhamos o número total de educadores somente com esse levantamento, eu vou atrás da escolas e instituições para fazer parcerias.
  • CONVIDADOS ESPECIAIS. Eu chamei algumas pessoas muito incríveis para colaborar comigo no A2. Até o momento, o line-up é o seguinte: Conrado Schlochauer (CEP+R), Rebecka Koritz (Crenças escolarizantes), Blake Boles (As 6 atitudes básicas para aprender a aprender), Marcelle Xavier (Gênios anônimos e famosos), Adriana Costa (Gênios anônimos e famosos), Luis Sérgio Ferreira (Arenas da autodireção, autoeficácia e otimismo), Tarik Fraig (Buteco filosófico) e Ana Marques (Os 6 arquétipos do aprendiz autodirigido e Curadoria de conhecimento). É um privilégio enorme pra mim ter o conhecimento desses seres humanos maravilhosos no curso!

Para saber todas as informações sobre o A2 e fazer sua inscrição, é só clicar aqui.

A Semana A2 terminou, mas ainda ficou faltando falar de dois infográficos que compartilhei no último dia. Hoje, vou falar de um deles, o de Registro, organização e sensemaking.

Esse infográfico resume os principais pontos de uma das aulas do A2, Registro, organização e sensemaking: como sistematizar e extrair sentido do que você aprende.

Trata-se de uma das dúvidas mais comuns de aprendizes autodirigidos. Como documentar, organizar e processar as informações que absorvemos ao longo de um percurso de aprendizado?

Uma das principais dicas está no centro do infográfico, quando eu falo que nem todas as fontes de aprendizado (CEP+Rs) que você acessa precisam ser cuidadosamente registradas e processadas.

Para discernir, crie duas “gavetas” diferentes:

  • Processamento natural: tudo aquilo que você só deseja usufruir e aproveitar
  • Processamento intencional: tudo aquilo que você deseja reter, aprofundar e aplicar

Outra dica importante é a criação de um commonplace book (quadrados à esquerda e à direita do infográfico). Se você não tem um commonplace ainda, saiba que você está perdendo a oportunidade de usar uma das melhores ferramentas de organização do conhecimento já inventadas.

E, além de poderosa, ela é extremamente simples.

Além disso, no infográfico eu ainda apresento ferramentas específicas de síntese (mapa mental), sistematização (técnicas de curadoria de conteúdo) e sensemaking (aplicar, escrever à mão e compartilhar algo original).

Vários pontos desse infográfico são clicáveis na versão em PDF, que você pode baixar gratuitamente aqui (nesta página estão reunidos todos os conteúdos gratuitos da Semana A2).

No A2, todos esses conceitos e ferramentas são explicados mais à fundo com exemplos, passo-a-passo e dicas extras.

Fica o meu convite para que você embarque nessa aventura junto comigo :)

Conheça o A2 e inscreva-se aqui.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com