Mais 25 frases extraordinárias para transformar sua visão de educação

Ano passado, compartilhei uma coleção de 25 frases que alargaram minhas perspectivas de educação.

Eu adoro colecionar frases e citações. Elas são pequenos tesouros de sabedoria que, em poucas linhas, dizem muito.

Esta é a parte 2 da coleção. As frases cujo autor não aparece no final são minhas.

Obs.: naturalmente, as citações abaixo refletem a educação que eu defendo e acredito. E, talvez por isso, elas se conectam a uma pluralidade de outros “territórios” temáticos.

A educação deve sempre ser uma expansão da mente, um aprofundamento de empatia, um alargamento de perspectivas. Nunca deve endurecer seus preconceitos. Se as pessoas ficarem mais educadas, elas devem se tornar menos certas, não mais. Elas devem escutar mais e falar menos. Elas devem ter paixão pela diferença e amor por ideias que não são delas. (Tara Westover)

A gente acredita em si mesmo porque um dia já acreditaram na gente.

O que você possui, você perde. (Aprendi via Alex Aldarondo)

Não se pode amar o outro a quem se privou de sua alteridade, só se poderá consumi-lo. (Byung-Chul Han. Aprendi via Marcelle Xavier)

A cultura forma, conforma e deforma. (Ricardo Farah. Aprendi via Gábi Imbernom)

Dependendo de como você olha, se responsabilizar por si mesmo pode ser uma condenação ou uma libertação. (adaptado de Hugo Nóbrega)

Escute bem o que vou te dizer: toda pessoa vem ao mundo com poderes que estão à altura das aventuras mais inauditas […] Então, a vida a obriga a escolher perpetuamente entre duas possibilidades, e tudo que lhe resta fazer é se repetir que falta uma, que falta o desconhecido, a terceira possibilidade! (Robert Musil. Aprendi via Tarik Fraig)

Eu sou a minha própria embarcação. (Luedji Luna)

Ao invés de adorar o copo, beba a água. (Jiddu Krishnamurti)

Antes de curar alguém, pergunte se está disposto a deixar as coisas que o fizeram adoecer. (Hipócrates. Aprendi via Maria Cláudia Cabral)

Nós sistematicamente superestimamos o valor do acesso à informação e subestimamos o valor do acesso ao outro. (adaptado de Clay Shirky. Aprendi via Conrado Schlochauer)

A habilidade de construir conhecimento vai ser mais valiosa do que o conhecimento em si. (Institute For The Future. Aprendi via Luis Sérgio Ferreira)

Todo sonho requer um percurso de aprendizagem autodirigida para ser realizado.

As únicas pessoas que ficam chateadas quando você estabelece limites são aquelas que se beneficiaram de você quando não havia limite algum. (IG @cidadadouniverso)

Autonomia é, sobretudo, a disposição de recomeçar.

Quando você segue aquilo que você ama e acredita, em algum momento você tropeça na sua tribo.

De “mando e obedeço” para “peço e ofereço”.

Não quero ser feliz, quero ter uma vida interessante. (Conrado Calligaris)

Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca irão esquecer como elas se sentiram com a sua presença (adaptado de Maya Angelou)

Todos somos socializados uma vez por nossos pais e professores, pastores e padres. [Ler bons livros] é sobre ter uma segunda chance. Não se trata de nascer novo, mas de crescer uma segunda vez, desta vez como seu próprio educador e guia. (Mark Edmundson. Aprendi via Conrado Schlochauer)

Deixe-se ser guiado silenciosamente pela estranha atração daquilo que você realmente ama. Isso não o levará ao erro. (Rumi)

Comunidade é como o colchão embaixo do trapezista: se ele cair, ela estará lá para amortecer sua queda. E a aprendizagem? Aprender é se equilibrar na corda bamba.

Mais uma vez, aqui vai meu TOP 3 (temporário, como sempre):

#3: Polarização é um fenômeno não de discordância, mas de desconexão. (Nancy Kline)

#2: A melhor coisa quando estamos tristes… é aprender algo. É a única coisa que nunca falha. Você pode ficar velho e tremer em suas anatomias, passar a noite acordado ouvindo a desordem das suas veias, sentir a falta do seu único amor, ver o mundo ao seu redor sendo devastado por lunáticos ou saber que sua honra foi pisoteada nos esgotos das mentes mais ordinárias. Só existe uma coisa a ser feita então — aprender. Aprender porque o mundo sacode e o que o faz sacudir. Essa é a única coisa da qual a mente nunca se cansa, nunca se aliena, nunca é torturada por, nunca teme ou desconfia, e nunca sonha em se arrepender. (T.H. White. Aprendi via James Clear)

#1: O ato de escolher não é tanto o ato de seguir um caminho ou outro, mas um ato de libertar as certezas e olhar. (Humberto Maturana. Aprendi via Luis Sérgio Ferreira)

E aí, qual você gostou mais? Me conta nos comentários!

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com