🐺 muito mais do que caçadores-coletores…
o livro 📙 “O Despertar de tudo: uma nova história da humanidade” argumenta, dentre várias outras coisas, que as sociedades ancestrais humanas eram muito mais inventivas do que costumamos pensar.
elas criavam diferentes modos de organização social — baseados muitas vezes em rodízios, sorteios, economia da dádiva, festejos e várias outros formatos — a partir do que fazia sentido para o seu contexto, buscando com frequência evitar dinâmicas de comando-e-controle exacerbadas e prezando pela autonomia e colaboração.
só que, hoje em dia, parece que a nossa sociedade ocidentalizada ficou presa em apenas um tipo de sistema social — bastante desigual e opressor, diga-se de passagem.
precisamos recuperar essa capacidade humana ancestral de recriar nossas realidades. de inventar novas formas de interagir e agir no mundo.
as A³ (Arquiteturas de Aprendizagem Autodirigida) são a minha principal aposta para fazermos isso nos terrenos do desenvolvimento humano/organizacional e da educação.
não dá mais pra sermos reféns do modelo baseado em ensino / aulas / treinamentos.
nossa capacidade criativa é certamente maior do que isso.
bora aprender como aplicar essas A³, então? 🤩
de 13 a 18 de março, vai rolar o 🗺️ Mapa A³, onde eu vou compartilhar a nova versão das Arquiteturas de Aprendizagem Autodirigida.
vem comigo?