🐺 muito mais do que caçadores-coletores…

Alex Bretas
2 min readMar 8, 2023

--

o livro 📙 “O Despertar de tudo: uma nova história da humanidade” argumenta, dentre várias outras coisas, que as sociedades ancestrais humanas eram muito mais inventivas do que costumamos pensar.

elas criavam diferentes modos de organização social — baseados muitas vezes em rodízios, sorteios, economia da dádiva, festejos e várias outros formatos — a partir do que fazia sentido para o seu contexto, buscando com frequência evitar dinâmicas de comando-e-controle exacerbadas e prezando pela autonomia e colaboração.

só que, hoje em dia, parece que a nossa sociedade ocidentalizada ficou presa em apenas um tipo de sistema social — bastante desigual e opressor, diga-se de passagem.

precisamos recuperar essa capacidade humana ancestral de recriar nossas realidades. de inventar novas formas de interagir e agir no mundo.

as A³ (Arquiteturas de Aprendizagem Autodirigida) são a minha principal aposta para fazermos isso nos terrenos do desenvolvimento humano/organizacional e da educação.

não dá mais pra sermos reféns do modelo baseado em ensino / aulas / treinamentos.

nossa capacidade criativa é certamente maior do que isso.

bora aprender como aplicar essas A³, então? 🤩

de 13 a 18 de março, vai rolar o 🗺️ Mapa A³, onde eu vou compartilhar a nova versão das Arquiteturas de Aprendizagem Autodirigida.

vem comigo?

inscreva-se no Mapa A³ gratuitamente através deste link.

--

--

Alex Bretas
Alex Bretas

Written by Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.

No responses yet