Multiversidade: 2º encontro — 21/11/16

Cocriando a universidade que sonhamos

Pouco mais de duas semanas após a reunião de apresentação da Multiversidade, fizemos um segundo encontro focado na cocriação do projeto. O objetivo foi reunir múltiplas perspectivas sobre a proposta com o intuito de começarmos a enxergar os padrões que sustentam a constituição da universidade.

Para possibilitar um ambiente de cocriação, utilizamos a abordagem do World Café, o que fez com que diversos pequenos grupos se formassem para conversar em torno de algumas perguntas norteadoras. As duas perguntas foram:

  • Que educações maravilhosas eu já vivi e que ainda não vivi que seriam essenciais para a Multiversidade?

Mais de 30 pessoas atenderam ao chamado para conversar sobre essas questões. Após duas rodadas de diálogo, formamos um grande círculo para compartilharmos o que mais nos chamou atenção nas conversas.

Mais uma vez, a conversa em roda girou em torno da questão da diversidade, que já havia aparecido no primeiro encontro. Alguns alertas como “esta sala está muito branca” e “a linguagem que utilizamos é muito intelectualizada” serviram para intensificar em nós a preocupação com a criação de uma universidade realmente aberta a diversos públicos. Fazer isso não será fácil, mas se utilizarmos o poder das várias redes a que temos acesso, conseguiremos levar a mensagem da Multiversidade aos diferentes segmentos que queremos que ela abarque.

Durante as conversas do World Café, os grupos foram orientados a escrever e rabiscar os principais insights em folhas de flipchart. E eles realmente levaram isso a sério. O Jorge e a Paula — a quem agradeço imensamente — fizeram uma sistematização das ideias levantadas que pode ser vista abaixo:

Sistematização dos flips — 5 categorias:

O que se aprende / Como se aprende / Valores norteadores e princípios / Referências práticas e teóricas / Ambiência

O que se aprende:

  • Autoconhecimento;

Como se aprende:

  • Brincar;

Valores norteadores e princípios:

  • Corresponsabilização;

Referências práticas e teóricas

  • Diferentes pedagogias;

Ambiência

  • Como criar uma cultura de aprendizagem;

Fotos: Bruno Pinho e Alex Bretas.

Junte-se a nós!

A Multiversidade começará suas atividades em março de 2017 a partir de um grupo de 20 a 30 corajosos que decidirem embarcar juntos nessa jornada. Tem interesse em fazer parte? Então fala comigo no alexbretas11@gmail.com.

Para saber dos próximos encontros e tudo mais que estamos fazendo, entre no grupo da Multiversidade no Facebook.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com