🍰 O bolo já cortado as pessoas comem muito mais

Alex Bretas
2 min readMar 27, 2024

--

Grandes trabalhos sĂŁo apenas pequenos trabalhos organizados de uma maneira elegante.

Você já reparou em como as pessoas comem mais bolo se ele já estiver cortadinho?

Eu fico de cara com isso, e acontece toda vez.

Um bolo inteiro sem cortar exposto em cima da mesa gera medo. Ele está lá para ser admirado, e não comido. É difícil alguém — sem ser o dono do bolo — ir lá e cortá-lo.

📚 Agora pense nos pedaços de trabalho que você realiza todos os dias, ou nos pedaços de aprendizado necessários para se tornar bom em alguma coisa — e para a vida valer a pena.

Eu sei que poucas pessoas realmente leem meus livros. Eles são bolos grandes: dá trabalho (e medo) cortar.

Este post, por outro lado, é um pedaço de bolo. E você está lendo.

Entendeu?

Às vezes me perguntam como eu me mantenho publicando textos há 10 anos, ou como eu escrevi muitos livros.

A dica é sempre começar pelo pedaço em vez do bolo. Isso não só leva as pessoas a comerem, como também te leva a continuar criando.

🧶 E, embora não seja muito possível costurar pedaços de bolo para formar um bolo inteiro, esse é o único ponto da metáfora que não se aplica ao que estamos falando.

No aprendizado, no trabalho, na criatividade, na vida — em todos esses lugares os pedaços são sim costuráveis. (e ó, fica uma delícia!)

⚠️ Ei, você, comedor de bolo. Já se inscreveu no Mapa A³?

Lá a gente não só vai comer bolo, como também vamos descobrir como blindar tempo para produzir nossos próprios pedaços.

⬇️⬇️ Inscreva-se agora, é gratuito. De 22 a 26 de abril.

--

--

Alex Bretas
Alex Bretas

Written by Alex Bretas

Alex Bretas Ă© escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.

No responses yet