O estrago que um único e-mail estressante pode fazer
Embora algumas interrupções em nosso pensamento possam ampliar a criatividade, isso não ocorre quando paramos para ler um e-mail ou uma mensagem estressante.
O ponto é que, quando abrimos a caixa de e-mail ou o Whatsapp, não sabemos o que nos aguarda ali. Podem aparecer surpresas boas, surpresas ruins ou nada que realmente mereça nossa atenção.
E é precisamente por isso — por ser essa “caixa de surpresas” — que o e-mail, o Whatsapp e as redes sociais nos viciam. Pense em uma máquina caça-níquel: o processo é o mesmo.
Os circuitos de dopamina no nosso corpo fazem com que seja difícil vencer a tentação quando sabemos que uma possível surpresa boa pode surgir.
Algumas dicas para quando você quiser se concentrar:
- Celular no modo avião
- Períodos de concentração intercalados com períodos de pausa (eu costumo usar a escala 30/5 ou 30/10, dependendo de como me sinto no momento)
- Responder as mensagens e/ou e-mails que te deixam mais ansioso dizendo que você vai cuidar do assunto até o dia X
- Arrumar a casa e o espaço de trabalho
E você, como faz para conservar e aumentar sua habilidade de concentração?
Obs.: imagem traduzida por mim do original de Liz Fosslien, artista e coautora do best-seller “No Hard Feelings: The Secret Power of Embracing Emotions at Work”. Siga o trabalho dela no IG @lizandmollie.