O poder de descobrir o que você nem sabia que estava procurando

Aprendizes autodirigidos, embora não confiem cegamente no Google, sabem que o motor de busca é crucial no aprendizado e na vida.

No fim de setembro, o Google anunciou algumas novidades que irão tornar as pesquisas ainda mais intuitivas e profundas usando Inteligência Artificial.

Uma das principais mudanças é uma funcionalidade chamada “Things to know” (Coisas para saber). Com ela, você poderá acessar diferentes aspectos relacionados ao seu tópico inicial de busca.

Por exemplo: se você estiver pesquisando sobre “pintura em acrílico”, o Google poderá sugerir tópicos como “passo-a-passo da pintura em acrílico”, “diferentes estilos de pintura acrílica”, “como limpar pincéis de tinta acrílica” etc.

Só nesse exemplo da pintura em acrílico, o Google conseguirá identificar mais de 350 “coisas para saber” a partir do termo inicial. E os resultados serão mostrados em diferentes formatos como artigos, vídeos e imagens.

A ideia é que essa nova ferramenta faça você descobrir coisas que nem sabia que estava procurando. Na mesma linha da funcionalidade “As pessoas também perguntam” que já aparece em vários resultados de busca do Google.

Aprendizes autodirigidos já entenderam o poder da serendipidade. Parece que o Google agora também está sacando.

Obs. 1: para quem deseja se tornar um aprendiz autodirigido na prática, vai rolar de 26 de outubro a 2 de novembro a Semana A2. Inscrições gratuitas em www.alexbretas.com.

Obs. 2: agradeço ao JP por ter compartilhado sobre isso no grupo do MoL. A matéria que eu tomei como base para o texto acima pode ser acessada aqui.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com