Oi Hugo,

Este texto foi o primeiro sobre o doutorado informal que escrevi, em 2014. Creio que de lá pra cá muita coisa evoluiu no movimento (e no meu entendimento sobre ele), e você pode ter uma visão mais atualizada e aprofundada por meio do livro que escrevi, disponível para download gratuito no link www.alexbretas.com.br/doutoradolivro.

Acredito que existem várias versões sobre como se deu a origem da universidade e das titulações acadêmicas como as conhecemos hoje. E ao dizer isso não é para deslegitimar a narrativa que você trouxe, é somente para colocá-la em perspectiva. Este texto, do Augusto de Franco, aponta uma outra possibilidade de compreensão: http://pt.slideshare.net/augustodefranco/multiversidade-14430153

Voltando aos dias de hoje, fico satisfeito em perceber que você deve ter tido uma boa experiência no doutorado, pelo menos no que diz respeito à variável autonomia. Ainda assim, de novo, existem outras versões, outras histórias que também merecem ser consideradas. Histórias que dão conta de imposições, frustrações, hierarquias, burocracias, verticalização e, sim, distinção entre conhecimentos não acadêmicos e conhecimentos acadêmicos. Realmente, há muitos pensadores questionando essa distinção atualmente, e isso é ótimo. Mas sinto que o questionamento deles não conseguiu furar o imaginário hegemônico que ainda reina em se tratando de nossa compreensão sobre a ciência. Bom, falo pelo que sinto e pelas histórias que ouvi, mas é apenas minha perspectiva.

Não condeno o doutorado acadêmico. Penso que ele pode ser muito bem aproveitado e conheço vários pesquisadores que fizeram maravilhas a partir dele. O doutorado informal é uma metáfora, um deslocamento de sentido intencional para incentivar mais pessoas a se aprofundarem nos temas que lhes fascinam. Só isso. Não ameaça ninguém e não quer briga. É uma alternativa: formal e informal podem aprender um com o outro.

Eu mesmo estou considerando fazer um doutorado formal :)

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com