O que realmente me fascina na escalada, e do que quero falar aqui, é a experiência de estar pendurado em uma rocha e não enxergar nenhuma possibilidade de se mover para cima e para baixo. Ficar pendurado em uma rocha é uma forma exagerada de se deparar com o desconhecido. É emocionante, assustador e completamente vibrante.

Quando não conseguimos encontrar um apoio para os pés, a mente cai em uma imobilidade aberta — a mesma imobilidade que encontramos em qualquer situação na qual perdemos nossos pontos de referência familiares. A mente ordinária reativa entra em pânico em momentos como esse. Nosso corpo enrijece, nossa respiração encurta, nossa visão se estreita.

No entanto, o mais fascinante é que, à medida que ficamos mais calmos, percebemos todo tipo de padrões e formas novas emergindo da rocha. Vemos lugares para nos equilibrarmos que não víamos antes. Não estamos condenados, afinal. Quando nos acalmamos e nos abrimos, acessamos uma inteligência especial, livre dos entraves da mente habitual, reativa.

(adaptado do livro “O poder de uma pergunta aberta: o caminho do Buda para a liberdade”, de Elizabeth Mattis-Namgyel)

Meu desejo é que você consiga acessar essa “inteligência especial” no desconhecido que atravessamos.

Não estamos condenados, afinal.

Baixe um material gratuito que vai te ajudar a aprender a aprender

Preparei um conteúdo com as principais pérolas da minha jornada de aprendizagem autodirigida.

É a essência mesmo. Aquilo que eu recomendaria de olhos fechados pra qualquer um que queira aprender a aprender.

E o mais legal é que eu organizei esse conteúdo no formato CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).

CEP+R é um método que eu e Conrado Schlochauer criamos juntos. Usamos esse método em programas, workshops, mentorias e com a gente mesmo.

Acesse agora o conteúdo no meu site: www.alexbretas.com. E depois me envia um e-mail no alex@alexbretas.com me contando o que achou!

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com