Por mais autenticidade na educação

O manifesto da Multiversidade

Acreditamos que a educação não muda o mundo. Pessoas mudam mundos quando transformam a si mesmas. Pessoas são universos. Não foram feitas para viver em linha reta. Nós é que escolhemos a vida que queremos. E existem múltiplas maneiras de viver a vida. Toda aprendizagem é sair da fôrma e incorporar novas formas. Às vezes isso dói. Mas somos capazes de nos refazer.

Somos uma comunidade. Fazemos a nós mesmos três perguntas o tempo todo: Por quê? Como? E se? Criamos nossa própria educação. Coletamos, conectamos e compartilhamos. Definimos sucesso sob nossos termos. Questionamos verdades, fórmulas, rótulos. Experimentamos o que nunca provamos. Desafiamos a nós mesmos.

Todos temos algo precioso a oferecer. Deixamos as pessoas e suas histórias nos afetarem. Somos artífices da nossa própria história. Não nos deixamos aprisionar. Nem nossos corpos nem nossas mentes. Não toleramos autoritarismos. Colaboramos genuinamente. Acreditamos na corresponsabilidade.

Nossas vontades e emoções importam tanto quanto nosso raciocínio. Buscamos aquilo que nos fascina. Seguimos o fluxo das nossas curiosidades. Somos eternos descobridores de nossas potências. Colecionamos diferentes perspectivas.

Acumular conhecimento não é o caminho: abrimos chão para questões e entendimentos profundos. Sabedoria é tão importante quanto saber. Acreditamos no livre acesso ao conhecimento e na energia criativa da diversidade.

E não somos NADA sozinhos.

Nós somos a Multiversidade.

Quer dar um pitaco sobre o funcionamento da Multiversidade?
Comente neste arquivo do Drive: http://bit.ly/2k9mzAS

Apoie este blog

Considere apoiar o que faço a partir de R$ 3 por mês. Tem umas recompensas bem legais, dá uma olhada: apoia.se/alexbretas

E, se quiser saber mais sobre meu trabalho, entra aqui: www.alexbretas.com.br

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com