Toda raiva, no fundo, é um medo

Esses dias, meio que por acaso, eu descobri uma forma de acolher a raiva. Esse é um sentimento novo pra mim, não porque eu nunca senti, mas porque só agora consigo me conectar e encará-lo de verdade. Acho que finalmente eu consigo me permitir sentir raiva.

A primeira coisa que fiz foi respirar profunda e lentamente algumas vezes. Me perguntei: o que é importante pra mim nesta situação? Do que preciso cuidar? Mas não foi suficiente, eu continuava com raiva. Precisei ir mais fundo e relembrar algumas sombras: “sempre fico com raiva quando isso acontece porque na verdade eu tenho um medo enorme de ser submisso, rejeitado e ficar sozinho”. É claro que isso acabou me fazendo voltar em momentos dolorosos da minha história.

Fui voltando para o momento presente respirando fundo e fazendo o caminho inverso (sombras, o que é importante pra mim, sentimento, situação concreta). Depois disso, consegui olhar para o que aconteceu com muito mais empatia e compaixão. A raiva se dissolveu em poucos minutos.

Baixe um material gratuito que vai te ajudar a aprender a aprender

É a essência mesmo. Aquilo que eu recomendaria de olhos fechados pra qualquer um que queira aprender a aprender.

E o mais legal é que eu organizei esse conteúdo no formato CEP+R (Conteúdos, Experiências, Pessoas e Redes).

CEP+R é um método que eu e Conrado Schlochauer criamos juntos. Usamos esse método em programas, workshops, mentorias e com a gente mesmo.

Acesse agora o conteúdo no meu site: www.alexbretas.com. E depois me envia um e-mail no alex@alexbretas.com me contando o que achou!

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com