Uma hipótese para entender porque a educação impositiva não funciona e o que seria possível fazer em vez dela

Todas as pessoas são embebidas numa cultura. Todas nós também temos uma zona de absorção cultural possível — aquelas coisas que despertam nossa curiosidade. Assim, num contexto educacional, se eu fluo da minha cultura para minha zona de absorção possível, eu faço isso livremente. Eu posso investigar ou criar algo autonomamente ou posso aceitar um convite para participar de alguma experiência de aprendizagem (uma aula, uma oficina, uma viagem, uma jornada). Fazendo isso, eu amplio meu repertório cultural num ambiente de liberdade. Eu também posso criar convites para que outras pessoas se juntem a mim nas minhas investigações e criações. Chamei esse fluxo de caminho da curiosidade e dos convites.

O que a educação impositiva faz? Ela força um fluxo da minha cultura para uma zona de não absorção. É nessa zona que estão localizados todas as aprendizagens pelas quais eu não me interesso em determinado momento. Ser forçado a entrar na zona de não absorção gera em mim indiferença e rejeição. Terei dificuldade em assimilar os valores democráticos se sou constantemente coagido a entrar num lugar que não me apetece. Chamei esse fluxo de caminho da sujeição. O outro nome disso é ensino obrigatório.

É possível ampliar minha zona de absorção. Pessoas muito abertas ao novo, mas ao mesmo tempo donas de um grande repertório de aprendizados geralmente são pessoas que souberam ampliar essa zona. O caminho da curiosidade e dos convites é o mecanismo que gera tal ampliação.

Também é possível reduzir essa mesma zona. Pessoas que se agarram a uma verdade absoluta e que acham difícil lidar com a liberdade e a diferença são pessoas com zonas de absorção atrofiadas. Na verdade, isso é justamente o que a educação impositiva faz, por meio do caminho da sujeição.

Apoie este blog e tudo que ele semeia por aí

Trabalho por uma educação mais autêntica e que leve em conta os desejos e sonhos das pessoas.

Considere apoiar o que faço a partir de R$ 3 por mês. Tem umas recompensas bem legais, dá uma olhada: apoia.se/alexbretas.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com