Vou de Lula no primeiro turno

Alex Bretas
2 min readAug 30, 2022

Estamos em campanha política.

Não sou de omitir meu posicionamento, especialmente em uma eleição tão crucial para a história do Brasil e da nossa democracia.

Na realidade, é preciso ser bem claro: esta é A eleição mais importante de nossas vidas.

É ela que vai definir se o autoritarismo, o racismo, a intolerância, a misoginia, o fundamentalismo religioso e a falsa meritocracia irão triunfar, ou se como povo somos melhores que isso.

Votarei em Lula para presidente já no primeiro turno.

Simplesmente porque é a nossa melhor chance de reverter o estrago fascista no país, reduzindo as chances do genocida questionar a validade do processo eleitoral.

Não sou cego para as incoerências e anacronismos de Lula e seu partido. Sobre esse ponto, inclusive, vale muito a pena ler o posicionamento de Eliane Brum a respeito.

Não é o ideal. Está longe do ideal.

Mas, entre quem homenageia torturador e quem reverencia Paulo Freire, eu vou com o segundo.

Você é livre para pensar e escolher diferente de mim. Mas, neste momento, mesmo essa liberdade está ameaçada…

Não me importo de perder seguidores por expressar minhas visões políticas.

Te convido para permanecer aqui, mesmo que o meu posicionamento te incomode, pois só assim poderemos reaprender democracia.

Obs. 1: daqui a algumas semanas, pretendo organizar um encontro aberto para conversar sobre a eleição presidencial e o que está em jogo. O que prometo? Falar de política e manter/aumentar nossa conexão…

Obs. 2: agradeço à Marcelle Xavier por compartilhar comigo o post da Eliane Brum.

--

--

Alex Bretas

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.