Buddies são nossos parceiros de jornada na aprendizagem autodirigida.

Por meio de encontros periódicos — 1x por semana, por exemplo -, você e seu buddy cultivam comprometimento, profundidade e apoio em relação ao aprendizado um do outro.

Mas e se houvesse um tipo especial de buddy que, além de te apoiar, também te desafiasse regularmente?

É o que eu chamo de challenge buddies.

O objetivo de um challenge buddy é acelerar o seu processo de aprendizado por meio de desafios que “esticam” sua capacidade de aprender.

Aqui vai um passo-a-passo para aplicar esse método:

  1. Durante 15 minutos, você compartilha com seu challenge buddy sobre sua jornada de aprendizagem autodirigida e em que ponto dela você está. Sua jornada pode ser, por exemplo, sobre praticar Comunicação Não-Violenta ou aprender inglês.
  2. Em seguida, seu buddy tem 5 minutos para pensar um desafio que irá te convidar a fazer, por exemplo: ter uma conversa difícil usando CNV ou conversar por 30 minutos com um nativo.
  3. Após ouvir o desafio pensado pelo seu buddy, você pode aceitá-lo ou não. Se aceitar, o próximo passo é definir o prazo (15 dias, por exemplo). Se recusar, vocês podem pensar juntos em como ajustar o desafio proposto ou criar um novo.
  4. Depois, é a sua vez de escutar a jornada do seu buddy e criar um desafio capaz de acelerar a curva de aprendizagem dele.

O segredo é propor algo desafiador o bastante para fazer o outro “sair do lugar”, mas que não seja assustador a ponto de impedi-lo de realizar a tarefa.

Uma referência útil é a escala Entediante > Confortável > Interessante > Desafiador > Assustador, que propõe um conjunto de 5 “momentos” em que situações de aprendizagem podem acontecer.

A missão do challenge buddy é propor uma ação que consiga sair das zonas de tédio, conforto e mesmo de interesse para seguir em direção a uma zona de desafio, sem, no entanto, chegar em uma zona de medo paralisante.

Propor desafios é uma arte. Que tal testar isso com seu buddy?

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com