Desafio #3: Você consegue explorar o que poderia ser antes de agir?

Por que Pesquisa é importante?

[Texto publicado no dia 16/02]

A pesquisa é um trabalho contínuo para o aprendiz autodirigido.

Ao mesmo tempo, é também um conjunto de hábitos: aprender a buscar conhecimento, verificar a credibilidade das fontes, fazer entrevistas, extrair sentido do que se encontra etc.

Todo projeto de aprendizagem pode se beneficiar de alguma dose de pesquisa.

Parece óbvio, mas é um absurdo a quantidade de vezes em que negligenciamos a importância de uma etapa de pesquisa e exploração antes de entrar de cabeça em uma decisão ou ação específica.

Precisamos começar a inserir isso em nossos cronogramas. Nos permitir tempo de qualidade para explorar.

Quando estava planejando o processo de escrita do meu novo livro, “O Prazer de Estar Errado”, lembro bem do momento em que decidi incluir uma fase de pesquisa antes de entrar no ato de escrever propriamente dito.

Eu até poderia começar a escrever sem fazer isso. Meus repertórios antigos em aprendizagem, diálogo e habilidades socioemocionais dariam conta do recado, afinal há várias conexões entre eles e o assunto do livro.

Ainda assim, eu me forcei a vivenciar alguns meses exclusivamente dedicados à pesquisa.

E foi simplesmente a melhor coisa que eu poderia ter feito. Meu conhecimento deu um salto.

Sempre há mais por descobrir.

Desafio #3: passo-a-passo

  • Pesquisa é uma habilidade que já foi trabalhada na primeira edição do Desafio no ano passado, coincidentemente também no terceiro desafio de 2020 intitulado “Faça uma curadoria de suas fontes de aprendizagem”. O que quero ressaltar desta vez é a importância de se agendar tempo para pesquisar em qualquer projeto que estejamos envolvidos.
  • Pense nos projetos que você está realizando no momento (podem ser projetos de trabalho ou da sua vida pessoal). É provável que, em pelo menos algum deles, você não tenha reservado tempo para explorar livremente como ele poderia ser — em vez disso, você foi direto para a ação.
  • Escolha um projeto seu para adicionar uma “etapa de pesquisa” nele. O tamanho e a profundidade dessa etapa dependerão da dimensão do projeto em si. Por exemplo:

Projeto: “Criar um novo modelo de Universidade Corporativa para a empresa” — tempo total: 6 meses

Em um projeto de 6 meses, talvez você possa considerar a criação de uma fase de exploração de 1–2 meses no início (e depois mais alguns sprints rápidos de pesquisa de 1 dia ou meio período a cada mês). Nesse período, você pode entrevistar especialistas, fazer benchmarking, colecionar referências inovadoras, ingressar em redes e comunidades sobre o assunto etc.

Projeto: “Planejar uma viagem de fim de semana com um amigo” — tempo total: 1 semana

Em um projeto como esse, em vez de escolher o mesmo destino de sempre para a viagem, você pode tirar de 2 a 3 horas para pesquisar novos lugares, novas opções de hospedagem e quem sabe até novas experiências para aprofundar a conexão com seu amigo.

Projeto: “Preparar a agenda de um workshop virtual” — tempo total: 4 horas

Mesmo em tarefas mais curtas, é possível adicionar uma dose de pesquisa. Nesse exemplo, você pode investir 1 hora para explorar novas metodologias e conteúdos antes de começar a planejar o evento de fato. (perguntar para outras pessoas também vale como pesquisa!)

Projeto: “Ser uma ótima mãe para os meus filhos” — tempo total: uma vida inteira

Existem alguns projetos que são vitalícios. O que é interessante fazer nesses casos é criar momentos periódicos para se abrir a novas perspectivas. Facilita muito se você se juntar a outras pessoas que também estão engajadas na mesma missão — um grupo de mães, por exemplo.

  • O desafio consiste em escolher um projeto que seja relevante para você no momento e planejar um período de pesquisa para ele. Não é necessário pensar em tudo que você irá fazer — o mais importante é se comprometer com a inclusão disso em seu cronograma. Marque na agenda para não esquecer.
  • Compartilhe nos Comentários do nosso canal no Telegram o projeto escolhido e o tamanho (em horas, dias, semanas ou meses) da fase de pesquisa que você pensou. E aproveite também para dizer o que essa reflexão despertou em você.

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

--

--

--

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alex Bretas

Alex Bretas

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

More from Medium

Adapt sinusoidal signal to spirometry

png

Ms. Marykate McCracken shares her journey, goals and aspirations in education-Q&A

What’s a vacation and why is it important? 休假的意思和意义是什么?

Vanilla Ice Cream