Desafio #9: Você consegue criar um rastreador de hábitos criativo?

Por que Progresso é importante?

[Texto publicado no dia 25/02]

É fundamental para o aprendiz autodirigido conseguir enxergar claramente o progresso que está ou não fazendo em sua trajetória de aprendizagem.

Se não conseguimos perceber os avanços, rapidamente perdemos a motivação.

Como tornar estratégias de documentação e registro — essenciais para perceber o progresso — algo criativo em vez de chato?

Toda vez que sentimos que estamos avançando em direção a algo que desejamos — o alcance de uma causa, uma meta de carreira ou a progressão em determinada habilidade, por exemplo — , nosso corpo libera dopamina, e isso nos energiza.

É biológico. A evolução nos moldou dessa forma para sermos capazes de construir intencionalmente futuros melhores.

A espuma do shampoo e da pasta de dente não altera em nada a eficácia desses produtos, mas está lá para evidenciar o progresso a cada instante de uso. Quanto mais você esfrega, mais espuma sai.

Os marqueteiros conhecem a biologia humana.

É por isso que, em um percurso de aprendizagem autodirigida, é importante cultivar hábitos de progresso, isto é, criar mecanismos constantes para que você “sinta que está aprendendo”.

Você precisa ser capaz de olhar pra trás e perceber com clareza a riqueza da sua trajetória.

Mais fundamental ainda: você precisa perceber o progresso na hora em que ele acontece.

Desafio #9: passo-a-passo

  • Existem várias formas de aumentar a percepção a respeito do progresso em diversas áreas da vida — desde aprender mais até conquistar uma vida saudável. Vários Desafios da primeira edição podem ser úteis nesse sentido, por exemplo:

Desafio #6: 30 minutos de aprendizado por dia

Desafio #8: Use um commonplace book

Desafio #9: Faça uma pequena entrega semanal

Desafio #19: Ensine para aprender

  • Hoje, minha provocação é que você crie um rastreador de hábitos criativo. A ideia de rastrear hábitos pode ser tão simples quanto marcar um X no calendário toda vez que você cumprir a rotina que deseja acompanhar. No entanto, o mais interessante é quando conseguimos planejar uma maneira criativa de fazer isso. Vou te dar alguns exemplos a seguir.

120 clipes para o sucesso

Um corretor da bolsa canadense chamado Trent Dyrsmid começou a se destacar no trabalho da seguinte forma: toda vez que ele fazia uma ligação de vendas, ele movia um clipe de papel de um pote para o outro. Ao final de cada dia, seu objetivo era mover todos os clipes para o segundo pote.

(fonte: livro Hábitos Atômicos, de James Clear)

Desenhando com as pernas

Zahra Davidson, uma das fundadoras do Enrol Yourself, usou um aplicativo de corrida no celular para rastrear por onde ela corria pela cidade. A partir disso, ela criou um desafio para si mesma que consistia em “desenhar” no mapa — com as suas próprias trajetórias de corrida diárias — a frase: “Seja saudável”.

(inspirado em um post de Zahra Davidson no Facebook. Infelizmente, o post com a frase desenhada no mapa não está mais disponível)

Reconhecendo pessoas com peças de lego

Em uma empresa financeira, as pessoas da equipe ganhavam uma peça de Lego cada vez que fechavam um novo negócio. Ao longo do tempo, as “obras” de Lego nas mesas dos funcionários simbolizavam o histórico de conquistas comerciais de cada um.

(fonte: livro Building Brand Communities, de Charles Vogl e Carrie Melissa Jones)

  • Qual estratégia criativa você poderia projetar para acompanhar o progresso de algo importante pra você? No Desafio de hoje, você deverá criar um rastreador de hábitos criativo (pode ser algo físico ou digital). Escolha uma rotina ou hábito que você deseja fortalecer na sua vida — ler mais, produzir conteúdo ou ter mais conversas de aprendizado, por exemplo — e crie o rastreador tendo essa rotina em vista.
  • Para concluir o Desafio, você deverá compartilhar qual é a rotina e o rastreador de hábitos criativo que você pensou nos Comentários do canal no Telegram.
  • Obs.: caso queira mais inspirações de rastreadores criativos, esta coleção no Pinterest vale a pena.

Saiba mais sobre mim e assine minha newsletter semanal em www.alexbretas.com.

--

--

--

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alex Bretas

Alex Bretas

TEDx Speaker | Autor | Facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida — www.alexbretas.com

More from Medium

Z is for Zirconium

What is Method Acting?

Rachel Balkovec is now the first female manager ever in the minor leagues

Irredentism: How Far Are Nationalists From Their Goals?